SAÚDE: HMI ENCERRA MÊS DA CRIANÇA COM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
O Hospital Municipal de Marabá (HMI), por meio do setor de psicologia, vem desenvolvendo uma programação especial no “mês da criança”. Diversas ações foram realizadas no decorrer de outubro e o encerramento será nesta quarta-feira (31), a partir das 14h30, no auditório do HMI, com programação aberta à comunidade. Haverá uma mesa redonda e uma exposição fotográfica com bebês da UCI Neonatal (Unidade de Cuidados Intermediários).
Segundo a psicóloga Miracilda Modesto, a programação será desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a partir de palestra com o tema “Contribuição da Neonatologia nos cuidados do bebê e a importância da Triagem Neonatal”, além da apresentação de dois projetos da psicologia.
Um dos projetos é de profissionalização de cuidadores de Bebês que será apresentado pela doutora Katerine da Cruz Leal Sonoda, da Unifesspa e Silvania Onca. Miracilda acredita que seja uma ótima oportunidade pra quem deseja se especializar na área, já que haverá certificado.
“Um curso profissionalizante com toda legislação, as técnicas, tudo que precisa para ter uma boa babá. A gente vê que há uma necessidade na nossa cidade que tenha bons profissionais cuidando dos nossos filhos pra gente ir trabalhar”, observa.
Já o projeto “Maternar” que é uma intervenção psicológica na UCI Neo do HMI, será apresentado pelas psicólogas Mira e Eliedina Lourenço. A ideia é dar assistência as mães que sofrem com os filhos internados, na UCI.
A exposição fotográfica dos bebês da UCI acontecerá simultaneamente. “Sempre a gente cuida da mãe, desta vez vamos tentar dar um enfoque aos bebês. A gente sabe o quanto fragiliza uma mãe ver o bebê prematuro, ver o baixo peso, e a gente quer oferecer um olhar de encantamento pra esses bebês”, finaliza Mira.