SECULT: SEMANA DA CULTURA COMEÇA DIA 5 E REÚNE SHOWS, LITERATURA E ARTE EM GERAL
Em alusão ao Dia Nacional da Cultura, comemorado dia 5 de novembro, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza de 5 a 11 de novembro, a Semana da Cultura. O evento tem lugar na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira. As atividades relativas às comemorações se estendem ao Centro Cultural Cine Marrocos e Biblioteca Municipal “Orlando Lima Lobo”.
O secretário municipal de Cultura José Scherer afirma que o objetivo da programação é festejar a Semana da Cultura, homenageando artistas regionais, os quais são sempre privilegiados. “Temos muitas pessoas que fazem as manifestações culturais e não poderíamos deixar essa data em branco”. Scherer ressalta que na cidade acontecem vários eventos culturais na agenda da Secult, como exemplo do festejo junino como maior manifestação cultural, onde mais de 2 mil pessoas participam.
“Essa Semana Cultural é para lembrar da cultura marabaense, uma semana inteira de eventos, com danças e uma série de atividades. Os escritores, artistas são lembrados nessa data. O evento fomenta e fortalece a cultura no município e se manifesta em variados espaços”, complementa ele.
A programação da Semana da Cultura abre dia 5, segunda-feira, na Biblioteca Municipal “Orlando Lima Lobo”, com café literário, de 8 às 11 horas. Na terça-feira, 6, acontece uma oficina de Cologravura com alunos da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), coordenados pelo professor doutor Amilton Dantas.
A animação da quinta-feira, 8, fica por conta da roda de conversa, de 19 às 22 horas. O Cine Lobo apresenta o documentário “Seu Justino o ribeirinho de Jacareí”, na sexta-feira, 9. Já no dia 10, sábado, pela manhã das 9 às 12 horas, a atividade “Vem pra Praça” será a pedida, e ainda na Biblioteca “Orlando Lima Lobo”, acontece o lançamento do livro infantil “Conte Logo, Vó!” da escritora Aldemira Aguiar, das 18 às 20h30.
No Centro Cultural Cine Marrocos dia 7, quarta-feira, ocorre a palestra “A importância do Conselho Municipal de Política Cultural e seus desafios”, com Zhumar de Nazaré, das 18 h às 21 horas.
Na Praça São Félix de Valois dia 10, sábado, a partir das 17 h, as Feiras Literárias e do Artesanato ganham lugar na Semana Cultural, haverá de 18h30 às 19 h, apresentação do grupo de capoeira Guerreiros do Quilombo, a Cia de dança Yaguara está prevista para se apresentar de 19 h às 19h30, a peça teatral “O auto da compadecida” com o grupo Trupe Grão, será de 20 às 21 h, e ainda shows com o Clube do Choro das 21 h às 22 h, e show artístico com a Banda Retrovisor acontece 22 às 00h.
Ainda na Praça São Félix de Valois dia 11, domingo, continua a partir das 17 h a Feira Literária e do Artesanato, das 18 às 19 h arrastão cultural com os grupos: Historiar-Te, Companhia Turma do Sorriso, Quadrilha Junina Fogo no Rabo, Boi-bumbá Estrela Dalva e Rei do Campo; de 19 às 19h30 apresentação do grupo junino mirim Fogo no Rabo; 19h30 às 20 h Boi Bumbá Estrela Dalva, 20 h às 20h30 Boi bumbá Rei do Campo, 20h30 às 21 h apresentação grupo junino Fogo no Rabo, 21 h às 21h30 apresentação Studio de Dança Flávio Fernandes, e por fim a programação fecha com apresentação do grupo de tradição popular Mayrabá das 21h30 às 23h30.