INCLUSÃO: COMUNIDADE SURDA TEM ACESSO À INFORMAÇÃO GARANTIDO DURANTE REINAUGURAÇÃO DE UBS
Na última quinta-feira (01), durante cerimônia de reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mariana Moraes, no KM-07, a comunidade surda teve seu direito de acesso à informação garantido, através da interpretação da língua de sinais.
Todos os discursos proferidos foram interpretados para os surdos presentes no evento, incluindo o pronunciamento do Prefeito Sebastião Miranda. Há 5 anos atuando como tradutora/intérprete da língua de sinais, Miciléia Loiola disse que os surdos não frequentavam esses eventos, pois não tinham seus direitos respeitados.
“Fiquei super feliz, principalmente pela a comunidade surda que teve esse direito à comunicação respeitada, pois muitas vezes não encontramos surdos em eventos como esse, porque não há acessibilidade com o intérprete de Libras” conta a intérprete.
A partir de agora, os eventos e pronunciamentos oficiais da Prefeitura terão interpretação, possibilitando a inclusão dos surdos. “Assim eles poderão entender melhor o que acontece no município de Marabá e até mesmo dar a sua opinião sobre assuntos que dizem respeito a toda população”, explica Miciléia.