EDUCAÇÃO: SEMED PROMOVE SEMINÁRIO DE ALINHAMENTO À BNCC PARA PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO
BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes brasileiros têm o direito de desenvolver ao longo da Educação Básica.
Na manhã desta segunda-feira, 12, em um dos auditórios do Centro de Convenções Carajás “Leonildo Borges Rocha”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu todos os professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e diretores de unidades escolares do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, no Seminário de Alinhamentos Pedagógicos em Rede à Base Nacional Comum Curricular, com objetivo de promover qualificação por meio de palestras, debates e mesas de estudos.
O evento, que se prolonga até dia 15 próximo, sendo que a partir de amanhã (13) tem lugar na Escola Futuro Educacional, Marabá Pioneira, é ministrado por renomados palestrantes de Belém e São Paulo, a exemplo de Anna Penido, a principal palestrante do seminário de hoje. Ela é jornalista formada pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia (EUA) e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. É também diretora do Instituto Inspirare (São Paulo), segundo a qual todos os municípios brasileiros devem discutir os desafios para implantação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
Anna Penido explica que a BNCC foi construída pelo Ministério da Educação com ampla participação da sociedade. “Agora cada rede está fazendo seu próprio currículo, se orientado pela Base, acrescentando sua própria aprendizagem seu contexto. As questões que acham importante serem aprendidas pelos seus alunos”, detalha a palestrante, lembrando que, no evento estavam presentes todos os professores de 6º ao 9º ano da rede municipal, para construir o currículo de Marabá coletivamente.
Durante sua palestra, que durou praticamente a manhã inteira, Anna a dividiu em dois momentos. No primeiro, ela discorreu sobre o comportamento da atual geração de adolescentes, onde segundo pesquisas, o professor consegue prender a atenção do aluno apenas sete minutos iniciais, durante uma aula que dura 50 minutos. Ela também ressaltou questões ligadas ao comportamento dos adolescentes, afirmando que a maioria deles gostam do espaço escolar, porém não das aulas.
Depois, Anna Penido deu oportunidade para a plateia de professores e equipe gestora interagirem, com base em um quadro onde ela explicava diversas competências de ensino. Por fim, Penido enalteceu os professores descrevendo como profissão estratégica, a qual deve manter relação de confiança com o aluno, pois só assim terá aprendizagem.
O diretor de Ensino Urbano da Semed Fábio Rogério Rodrigues Gomes afirma que o seminário representa alinhar o currículo municipal à Base Nacional Comum Curricular, tendo em vista que até meados de 2019 Marabá necessita já ter implementado a nova BNCC, ou seja, o plano de curso em rede. Haverá outro retorno dos professores, em 21 de janeiro, onde eles estudarão metodologias e estratégias de aprendizagem.
“Esse momento estamos reunindo todos os professores do 6º ao 9º ano, com a intenção de estudar, discutir com palestras, mesas redondas sobre a base seguidamente até quinta-feira (15), onde pegaremos o currículo municipal e vamos alinhar à BNCC. O que significa estudo, discussão com propósito pedagógico de melhorar a qualidade da educação de Marabá”, especificou Fábio Rogério.
Em Marabá, todas as escolas vinculadas à Semed no ano de 2019 devem participar da reelaboração do currículo da rede municipal de ensino, a partir das diretrizes emanadas dessa base nacional. E ainda, o município deve formar professores e gestores educacionais para compreender os objetivos do ensino, as habilidades e competências propostas na BNCC e sua aplicação em sala de aula. Evento semelhante já aconteceu para os educadores da Educação Infantil, e também de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental desde outubro.