SAÚDE: UBS JOÃO BATISTA OFERECE CERCA DE 50 ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS POR SEMANA
As ações de saúde da família, possibilitam atendimento médico e odontológico nas casas dos pacientes
A comunidade do Bairro Santa Rosa e Santa Rita está bem assistida de atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Batista Bezerra. O postinho que estava há mais de 2 anos sem dentista, após a reforma, ganhou um consultório novo e vem oferecendo atendimento odontológico regularmente. Ao todo são feitos 14 atendimentos por dia, de segunda a quinta-feira.
Elizabeth Marques, gerente do postinho, explica que a UBS faz parte do programa Estratégia Saúde na Família, por isso, todas as sextas-feiras, o atendimento tanto do dentista, quanto o do clinico geral são feitos também em visitas domiciliares pelos bairros.
Ainda segundo Beth, para atender toda a comunidade, o postinho adota uma organização própria. Os grupos de riscos sempre têm tido atendimento preferencial, assim, diabéticos, hipertensos, grávidas, idosos e crianças contam com atendimento prioritário em todos os setores. “Temos atendimentos todos os dias, mas cada dia tem sua particularidade”, ressalta a gerente. De acordo com ela, na segunda e quarta-feira são os dias de demanda livre, nos demais dias os grupos de riscos são priorizados.
Além do dentista, todos os dias, a UBS oferece à comunidade cerca de 250 atendimentos como curativos, coleta de PCCU, planejamento familiar, vacinas, aferição de pressão, verificação de glicemia e consultas com enfermeira e médico. São 12 consultas com enfermeiras e cerca de 16 com cada clínico geral.
ATENDIMENTO MÉDICO
No entanto, ultimamente, o postinho que contava com 3 clínicos geral teve de reduzir o atendimento médico. É que um dos médicos foi transferido de cidade, por ser militar. O doutor Fabiano Botelho está de atestado devido a uma cirurgia oftalmológica e deve voltar nos próximos quinze dias. O doutor Fábio Berardinelli é que vem fazendo o atendimento médico na UBS até o retorno do colega.
Dona Raimunda Soares, de 63 anos, mora no bairro há 16 anos e sempre busca atendimento no Centro de Saúde. Ela disse que no postinho sempre tem conseguido atendimento.“As meninas aqui sempre tratam a gente bem. Elas sempre correm atrás de atendimento pra nós. Toda vez que chego aqui sou atendida. O postinho melhorou na estrutura depois da reforma e ficou bonito demais eu até me admirei”, destaca a idosa.