SAÚDE: SERVIÇO ODONTOLÓGICO NOS POSTINHOS REALIZA MAIS DE 6 MIL PROCEDIMENTOS EM OUTUBRO
Mensalmente cerca de 3 mil pacientes são beneficiados com procedimentos de restauração, limpeza, extração, endodontia, periodontia, bucomaxilo e estomatologia.
Em pleno funcionamento desde fevereiro deste ano, retomado pela Secretaria Municipal de Saúde e atendendo a requerimento da Vereadora Priscila Veloso, o serviço odontológico fechou o mês de outubro com cerca de 6.000 procedimentos, o que representa o alcance de aproximadamente 3.000 pacientes beneficiados. Além de cirurgiões dentistas, os chamados clínicos gerais, responsáveis por procedimentos como restauração dentária, limpeza, extração, a rede municipal dispõe de endodontista (tratamento de canal), periodontista (gengiva), bucomaxilofacial (trata doenças da cavidade bucal, face e pescoço) e ainda estomatologista (doenças da boca e estomatognático).
No Postinho de Saúde Hiroshi Matsuda, recentemente reformado por completo, localizado na Folha 11, Nova Marabá, o mês de outubro fechou com 273 atendimentos com cirurgião dentista e 62 com o endodontista. Pela manhã o endodontista Joaquim atende de 7 às 11 horas, e pela tarde o cirurgião dentista João Gama é o responsável pelos tratamentos dentários em geral. O Hiroshi Matsuda funciona diariamente, de 7 horas até meia-noite, em função do Corujão da Saúde.
De acordo com Leudivan Menezes, gerente do Postinho, o trabalho odontológico é bem intenso com quantitativo elevado. Ela elogiou ambos os dentistas que atuam no Hisroshi Matsuda, no tocante ao tratamento diferenciado e humanizado com os pacientes. “Eles [odontólogos] tem uma dinâmica muito bonita com crianças e pacientes. Todos no geral saem felizes da vida”, enalteceu, acrescentando que todos são atendidos, até mesmo quem chega fora do horário.
A UBS da Folha 11 recebe uma grande demanda, de municípios do entorno e zona rural. “Estamos aqui para prestar um bom atendimento a comunidade”, ressaltou.
Na rede municipal de saúde ao todo 22 profissionais estão atuando no ramo da odontologia. Como também especialidades endodontia, este mês de outubro foram 160 pacientes atendimentos, 320 procedimentos nessa área; na periodontia 80 pacientes atendidos, 120 procedimentos; bucomaxilofacial atendeu 20 pacientes sendo 60 procedimentos e o profissional da estomatologia atendeu 20 pacientes perfazendo 60 procedimentos.
NA PRÁTICA
O cirurgião dentista João Gama atende na rede há mais de 20 anos, segundo ele, agora a população marabaense está em processo de humanização no atendimento, pois em outras gestões essa área da saúde ficou esquecida. “Essa gestão está trazendo o processo de humanização, tranquilidade, uma forma mais humana de tratar o paciente. Agora estamos executando o trabalho de uma forma mais eficiente, tendo material para trabalhar. A estrutura está bem melhor do que antigamente, um trabalho mais digno. A população está percebendo que existe um atendimento odontológico a altura de até consultórios particulares, na rede pública temos especialistas de quase toda as especialidades”, esclareceu o dentista, informando que, se houver necessidade de algo mais avançado ele tem como encaminhar a um endodontista ou outra especialidade.
Para ele, os pacientes representam mais do que uma boca para cuidar, e sim vidas a zelar. “Eles saem daqui com uma esperança a mais e autoestima melhorada, ainda tentamos orientar para melhorar mais a higiene bucal”, contou.
O dentista alerta que a saúde começa pela boca e por isso pode levar à morte. Gama cita por exemplo que um paciente cardiopata é logo orientado para fazer tratamento dentário, a fim de evitar infecções generalizadas. “Quando pegamos um paciente com falta de higiene – e isso é muito sério- percebemos que há uma porta de entrada para bactérias. O paciente pode morrer de infecção dentária, muitos deles são internados por essa causa”.
A nossa ideia é que o paciente saia bem orientado e possa voltar pelo menos uma vez ao ano, não para extrair dentes, mas para cuidar pelo menos com limpeza.
Joelma Pereira da Silva é mãe do Fransmar da Silva, de 12 anos. Ele estava no Posto recebendo tratamento dentário. Fransmar nunca havia ido antes ao dentista. “Ele estava sentindo dores nos dentes, eu já vim outras vezes aqui nesse mesmo posto e gostei. Estou achando excelente o atendimento, já fiz tratamento também e estou recomendando o serviço e trazendo toda família. O doutor [dentista]atende a gente muito bem”, exclamou ela .