SAÚDE: CTA RECEBE DOAÇÃO DE LEITE DA FACULDADE CARAJÁS
O resultado de uma gincana da Faculdade Carajás foi proveitoso para o Centro de Testagem e Aconselhamento de Marabá (CTA), e para três outras instituições de Marabá. Os alunos dos cursos de Enfermagem, Gestão e Direito conseguiram arrecadar junto a comunidades da cidade, alimentos não perecíveis e brinquedos para doação. A entrega aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (22), no prédio da própria Faculdade.
Para o CTA foi entregue 200 unidades de leite em pó que vão contribuir para a vida nutricional dos pacientes cadastros no centro. De acordo com Katiane Chaves, coordenadora do CTA, muitos da clientela tem um perfil socioeconômico vulnerável e precisam de doações do tipo. Ela observa que a ação é importante e deve servir de exemplo para outras instituições privadas.
“Queremos parabenizar o grupo educacional Carajás. É uma ação muito importante. Se as pessoas entendessem a importância de doar, com certeza teríamos mais ações como essa e não só a nossa clientela, mas a sociedade em geral ganharia.
Alexandre Bueno, diretor da faculdade enfatizou que a ação faz parte da política da empresa como forma de retribuição a cidade que a acolheu. “Normalmente fazemos o trote solidário, mas neste momento inovamos com a gincana solidária, onde os alunos foram estimulados através de diversos jogos a participarem e a contribuírem com o próximo.
Sarah Laís Rocha, coordenadora do curso de enfermagem também destacou a parceria da Secretaria de Saúde, por meio do CTA em diversas ações da faculdade, com a realização de testes rápidos, por exemplo, por isso, considera importante retribuir o feito ajudando os clientes do centro.
Atualmente o CTA tem em seus cadastros 2.500 pessoas infectadas com o vírus HIV, tanto moradores de Marabá quanto da região vizinha. O leite será distribuído através do setor de serviço social do próprio centro, identificando a necessidade dos pacientes por meio de registros do acompanhamento. Além do CTA foram beneficiados com a doação, a Clinica de Doenças Renais, Casa do Caminho e Instituto SERVI.