SAÚDE: EQUIPES DE ENDEMIAS REALIZAM AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE
As equipes de endemias estão distribuídas no Bairro da Infraero com as ações de combate à larva do mosquito aedes aegypti, causador de várias doenças tropicais, como a dengue, chikungunya e zika. Os agentes vão de casa em casa orientando os moradores e observando se há focos do mosquito nos arredores da residência.
O bairro da Infraero foi escolhido esta semana, por ter sido apontado no Levantamento Rápido de Índices Para o Aedes Aegypti (LIRAa), como de alto índice de focos da larva do mosquito. O Levantamento é realizado de dois em dois meses em todos os bairros da cidade.
De acordo com Ivanilde Carneiro, supervisora de equipe, este período de chuvas é mais propício para o surgimento de mais focos da larva do mosquito e, em alguns pontos a incidência é bem maior. As equipes voltam de dois em dois meses fazendo uma nova visita. A supervisora faz um alerta, “os moradores podem também estar vigilantes em seu quintal, mas o principal é a conscientização, pois a doença está controlada, mas, se não tomar os cuidados necessários, ela pode voltar”, orienta.
O departamento de Endemias, ligado a diretoria de vigilância em saúde da secretaria municipal de saúde, realiza este trabalho ininterrupto, mas que neste período de chuva, os trabalhos se intensificam em razão da fácil proliferação do mosquito.
Segundo Ivanilde, o trabalho de orientação casa em casa é fundamental para combater o mosquito. “Esse trabalho de orientação casa a casa é extremamente importante, pois a população de Marabá precisa se conscientizar sobre os cuidados em eliminar os focos do mosquito. Quando começa a chuva, aumenta significativamente os casos de dengue, é preciso ter cuidado, hoje está controlado, mas é preciso muita atenção”, alerta Ivanilde.
O departamento de endemias pede aos moradores que permita a entrada dos agentes devidamente uniformizados e credenciados, em suas residências porque é muito importante para localizar os focos de dengue e sua eliminação. E, para aumentar ainda mais as ações de combate ao mosquito, o departamento está com ações em escolas, igrejas, Ongs e outras instituições realizando palestras, orientações à população sobre os cuidados em não deixar nenhum objeto que possa ser um foco do mosquito da dengue.