LIMPEZA PÚBLICA: SSAM INTENSIFICA TRABALHOS DE PREVENÇÃO DE ALAGAMENTOS EM VÁRIOS PONTOS DA CIDADE
Uma equipe do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), começou nesta segunda-feira (26), a limpeza da Grota Criminosa, na divisa das folhas 28 e 20, da Nova Marabá. O objetivo é retirar entulhos e a vegetação que encobria parte da grota e evitar que a água da chuva se acumule e transborde alagando moradias próximas.
Segundo Odilon Siqueira, chefe da equipe de limpeza do SSAM, os serviços são necessários e realizados todos os meses. De acordo com ele, em razão do período de chuva, essa ação é intensificada para evitar transtornos maiores. Os serviços são realizados em áreas que enfrentam maiores problemas de alagamentos.
De acordo com Odilon, a macrodrenagem da Grota Criminosa realizada desde o início deste ano, vem contribuindo para reduzir os alagamentos a zero, já que neste ano não houve registro de alagamentos em residências localizadas às margens da grota.
Para realização dos serviços, o SSAM vem utilizando uma escavadeira hidráulica, uma pá escavadeira e duas caçambas para retirada do entulho. Além das máquinas, aproximadamente 20 trabalhadores também atuam na limpeza da grota.
Ainda de acordo com Odilon Siqueira, a limpeza da grota é um trabalho lento e que requer cuidados para não romper os canos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que cortam boa parte da extensão da grota. “Acreditamos que os serviços terminem nas próximas 48 horas na extensão principal, depois vamos atuar em pequenos pontos”, explica Odilon, acrescentando que os próximos bairros atendidos com a frente de limpeza serão o de Nossa Senhora Aparecida e Araguaia, ainda esta semana.
Os serviços de limpeza de grotas e bueiros vêm acontecendo desde o início do ano, mas foi intensificado no mês de agosto, já prevendo o período de chuvas. Um grande número de trabalhadores e máquinas são destinados exclusivamente para este serviço de manutenção de grotas e bueiros.
Múcio Éder Andalécio, presidente do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), explica que as ações de limpeza em bueiros e grotas são rotineiras. De acordo com ele, Marabá é cortada por vários canais como a grota Criminosa e do Aeroporto, e que precisam de manutenção constante. Ele observa que um dos principais problemas ainda é o acumulo de lixo nas grotas e bueiros e que as pessoas precisam evitar jogar lixo nestes locais
“Nós recolhemos o lixo todos os dias, não precisa jogar nos bueiros, e se nós faltarmos um dia, o lixo se acumula e temos que redobrar o serviço e recolher lixo de dois dias, isso se torna mais difícil para o serviço de limpeza pública, a população tem que colaborar, colaborando nós vamos melhorando a qualidade dos serviços”, explica.
Outro ponto importante apontado pelo presidente do SSAM, diz respeito às construções em locais inadequados gerando consequências sérias para o serviço de saneamento urbano. Segundo ele, construções sem orientações técnicas, são realizadas sobre bueiros ocasionando problemas na vazão da água e criando pontos de alagamentos. “As construções que fazem sobre os bueiros diminuem a vazão da água e causam constrangimentos tanto para a prefeitura quanto para o morador”, explica Múcio.
Os serviços serão intensificados neste mês de dezembro, principalmente em áreas periféricas para reduzir o impacto das consequências das chuvas nestes locais. Novas frentes de trabalho estão sendo planejadas. Para tanto, Múcio pede o apoio da população, principalmente no que se refere à coleta do lixo, que segundo ele, se torna neste período o vilão dos grandes problemas. “A população tem que ficar atenta quanto ao horário do caminhão coletor, pois se o lixo ficar exposto por um longo tempo tem a possibilidade de os cães rasgarem as sacolas deixando o lixo indo parar nos bueiros”, alerta Múcio Andalécio.