Limpeza Pública: O zelo de seu Zé Maria que começa em casa e se estende a toda cidade de Marabá
“Temos de caprichar para ficar tudo bonito, o nosso público merece ter uma limpeza dessa” – José Maria Barbosa, serviços gerais da PMM.
Uma das profissões mais árduas e de igual forma mais honrosas –serviços gerais- não é nada mais nada menos que essencial em nossas vidas. Um batalhão de limpeza do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) é responsável pela retirada de sujeira diária do município, trabalho de roço, limpeza de grotas, recolhimento de lixo em todas as localidades, entre outros serviços.
O senhor José Maria Barbosa da Cruz tem 59 anos e dedica mais de uma década deles ao trabalho na função de serviços gerais na SSAM. Trabalhador, zeloso, pontual e dedicado são um dos predicados que definem um homem simples, que tem orgulho de contribuir com a limpeza e retirada de lixo, oriunda até mesmo da falta de conscientização da população.
Natural de São João do Araguaia- Pará, mas já vive em Marabá desde 1981, Zé Maria, como é carinhosamente conhecido, sustenta sua família de seis filhos com o fruto do suor do trabalho de serviços gerais. Na Orla do Rio Tocantins, próximo a Z-30, lá estava Zé Maria com uma equipe de 14 pessoas, um sorriso no rosto e dando o seu melhor.
“Gosto de fazer meu trabalho para ser visto, nem todos dão certo conviver comigo, porque gosto de fazer tudo bem direitinho. Enrolar serviço, chegar atrasado não é comigo”, revelou ele, afirmando que tem moral e um nome a zelar na profissão.
Trabalhar com gosto e de coração é uma das marcas registradas de Zé Maria. Enquanto alguns profissionais ficam com a máquina roçando, outra equipe vai atrás recolhendo o mato, realizando a limpeza. “Nós estamos aqui para topar todo serviço, se colocar para fazer limpeza de grota também vamos”, disse o servidor que não “arrega” para nenhum serviço.
Ao ver tudo limpinho, Zé Maria disse se sentir muito feliz. “Temos de caprichar para ficar tudo bonito, o nosso público merece ter uma limpeza dessa. Nosso prefeito gosta muito de ver a limpeza, assim como toda a população”, lembrou ele.
Zé Maria falou que é bem exigente na limpeza até na casa dele. “Não posso ver um papel no chão que já estou pedindo para tirar. Eu tenho preocupação aqui na minha casa”, contou ele, que começa a trabalhar às 7 horas da manhã e cumpre as 8 horas certinhas apenas com parada para almoço.
Zé Maria afirmou que costuma orientar as pessoas que trabalham ao lado dele. “O meu fiscal Julimar já conhece meu trabalho e não precisa me chamar atenção. Ele também é bem zeloso e gosta de ver tudo limpinho, então nos damos bem. Não chego atrasado e nem perco tempo no meu serviço. Também não gosto de dar trabalho pro meu chefe. Fico muito satisfeito com isso”, declarou.
O auxiliar de serviços gerais ressaltou o quanto as taxas de desemprego estão grandes no país e, por isso, tem orgulho do seu emprego, e também por garantir o pão de cada dia dignamente. “Me sinto privilegiado de trabalhar e ter meu salário certo. Nosso prefeito gosta de pagar tudo em dia. Isso é bom. Temos esperança de ano que vem melhorar ainda mais”, finalizou.