Semad: Marabá está organizada para 2019, diz secretário de administração
Nilton Medeiros, Secretário Municipal de Administração, faz uma avaliação positiva do ano de 2018. Entre os pontos mais relevantes ele destaca o pagamento de servidores e fornecedores em dia e a organização do concurso público.
Secom – Nilton, neste ano podemos destacar muitos fatores positivos em relação à administração pública, qual é sua avaliação?
Secretário- Bem, estamos terminando o ano funcionando bem. Falo isso porque o primeiro ano do governo do Tião, em 2017, a tivemos muita dificuldade por razões de pagamento de contas anteriores que ficaram pendentes, inclusive salários de até 3 meses que as pessoas não receberam, e o Prefeito conseguiu pagar praticamente todo mundo. Estamos com o pagamento dos fornecedores em dia, isso também é um avanço para a administração. Podemos registrar também avanços na relação com fornecedores, onde a Prefeitura estava com pendências e o comércio não estava mais querendo vender para Prefeitura. No passado era difícil, fornecedor ficava preocupado com receio de problemas futuros, hoje não, as pessoas ficam ligando, informando que tem interesse em vender pra Prefeitura, pois sabe que vai receber em dia.
Secom – Como você avalia a administração do município hoje, em termos de cumprimento de responsabilidades.
Secretário- A Prefeitura esteve no CAUC por um bom período de governo e nós conseguimos sair, obtendo crédito novamente. Conseguimos sanar todas as dívidas e fazer negociação com INSS com parcelamento e colocamos também a folha de pagamento na sua meta que é de 51%. Em outros períodos anteriores a folha já consumia 60% da receita, bem acima da Lei de Responsabilidade Fiscal, e quando você não cumpre todas as metas, acaba prejudicando o município que fica penalizado, pois não vêm os convênio. Quando se regulariza tudo, as portas se abrem. Hoje o pagamento de servidores está em dia, hoje nós pagamos os servidores até o dia 28 de cada mês. Esse mês (dezembro), estamos pagando dia 21, sexta-feira. Para o décimo terceiro, o prefeito mandou fazer uma poupança. Ele determinou que tivesse uma poupança mês a mês e em julho pagamos a primeira parcela e a segunda também já foi depositada na conta do servidor.
Secom – E quanto ao Concurso Público?
Secretário- Sem concurso as pessoas reclamavam, temos muito desemprego, a recessão está aí, há a crise no Brasil todo, e nosso município não é diferente. Quando surgiu o concurso, apresentou uma oportunidade de você conseguir alguma coisa que te garanta planejar melhor o futuro. Tião determinou que se realizasse o concurso e nós começamos a trabalhar a partir de maio. O início foi a abertura de licitação, contratação da empresa, foi composta uma comissão interna para se fazer o levantamento dos servidores e das despesas que isso iria gerar, somente depois que partimos para o concurso e onde lançamos o edital. A prova será em fevereiro de 2019.
Secom – Quais são os desafios para 2019?
Secretário- Será um ano de mudanças. O que não conseguimos fazer neste ano, vamos trabalhar para que isso possa acontecer ano que vem. O Prefeito Tião Miranda vem mudando a cara da cidade para melhor, então creio num bom ano de 2019. Quero agradecer a todos, desde já e desejar um feliz ano novo, feliz natal e um abraço de todos aqui da Secretaria Municipal de Administração.