Educação: Pré-matrícula para alunos novatos da rede municipal será online
O cadastro deve ser feito no site https://semedwordpress-369741-1155342.cloudwaysapps.com até o dia 10 de janeiro.
Será aberto de 7 a 10 de janeiro o processo de pré-matrícula para todos os alunos novatos da rede pública de Marabá. Serão aceitas inscrições da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A confirmação da matrícula deve ser feita posterior a inscrição online, na escola desejada-pessoalmente- com os documentos necessários, de 7 a 14 de janeiro. Para os alunos que já estudam na rede, a rematrícula acontece de acordo com calendário particular de cada escola.
Maria da Conceição Lima Pereira, coordenadora do Ensino Fundamental de 1º ano ao 9º ano da Semed (Secretaria Municipal de Educação) explica que se trata de uma novidade a ser estreada em 2019. Anteriormente os pais, a comunidade em geral se dirigia até a escola para fazer a matrícula de seu filho, hoje é via site. “A Secretaria está treinando os secretários e auxiliares da escola para poder fazer esse trabalho, a gente está divulgando na mídia o link para fazer a matrícula online também”, informou ela, acrescentando que apesar de ter percalços no primeiro ano, estes serão contornados.
“Quero dizer para comunidade que não queremos nenhuma criança fora da escola. Não pode e nem deve. A Semed tem esse cuidado mesmo com matrícula online e portaria de matrícula reduzidas, teremos esse zelo de colocar todas as crianças na escola”, garantiu a coordenadora do Ensino Fundamental da Semed.
O retorno das aulas para o ano letivo de 2019 ficou agendado para o dia 21 de janeiro para os professores, com semana de planejamento, alinhamento de curso voltado para BNCC (Base Nacional Comum Curricular), descrita como a “menina dos olhos” da Semed, por Maria da Conceição. No dia 28 as aulas retornam normalmente com alunos na rede pública municipal.
Fazendo uma retrospectiva, a Semed no ano de 2018, procurou cumprir rigorosamente os 200 dias letivos, com aulas inclusive aos sábados e feriados em algumas ocasiões. “A gente tem um trabalho sério, até porque a lei garante os 200 dias, a gente prima por este cuidado, porque a criança precisa estudar e temos o cuidado de manter esses 200 dias letivos”, alerta Conceição.
Em 2018, a Semed iniciou o planejamento de matrícula bem mais cedo, por se tratar da novidade da matrícula online. Para os alunos que são da rede o calendário de rematrícula é de acordo com cada escola. “O pai tem de estar atento ao dia da rematrícula na escola em que o filho está estudando”, lembra ela.
Atualmente são mais de 50 mil alunos matriculados na rede municipal. “Muitos estão vindo da escola particular para a pública. A tendência é aumentar o número, porque a crise está forte para todos. A escola pública também deu uma melhorada significativa. Os pais estão tirando da particular e vendo que os meninos estão aprendendo na escola pública”, sublinha ela.
PREFERÊNCIAS
Questionada acerca das preferências que os pais costumam ter por algumas escolas, Conceição respondeu que a Semed tem trabalhado para acabar com o rótulo de preferências com escolas A ou B. “Muitos pais chegam até chorando querendo a escola Anísio Teixeira, agora o Caic que é escola militar também. Então a gente fala aos pais que todas as escolas estão caminhando para ter o mesmo trabalho, mesmo olhar e mesma qualidade e você enquanto pai pode melhorar a escola que seu filho estuda. Como você pode fazer isso? Participando das atividades, sugerindo você pode fazer a escola que seu filho estuda melhor”, sugere ela.
Por fim, Conceição destaca que a Semed está com trabalho em rede e a intenção é vê-la crescer com qualidade da Educação Infantil até o segundo segmento do Ensino Fundamental.