Obras: Secretário fala das perspectivas para novas frentes de trabalho em 2019.
Em entrevista, o engenheiro Fábio Moreira, secretário municipal de obras, destacou os avanços na infraestrutura urbana que o município vem passando, graças as obras em andamento em todos os núcleos de Marabá. segundo ele, são obras essenciais para o desenvolvimento da cidade.
Este foi ano que podemos caracterizar como de muitas obras em vários pontos da cidade?
Foi um ano que acabou sendo muito mais produtivo do que o primeiro, isso devido à situação que foi encontrada no município no primeiro ano (2017) . Só foi possível porque o prefeito Tião Miranda conseguiu regular as contas e colocar os salários na normalidade, e a gente poder também se preparar, já quem a gente lida com vários convênios. A maioria estava parado, então conseguimos durante o ano de 2017 dar andamento a esses convênios e agora em 2018 consegui desenvolver melhor cada um deles.
O senhor poderia destacar algumas obras de maior relevância que estão em andamento no município?
Todas são muito importantes. Mas obras mais significativas que a gente conseguiu foram as pavimentações que a gente conseguiu no núcleo da Cidade Nova, no Jardim União. Na Nova Marabá abrimos várias frentes de pavimentação. Agora no inverno tivemos que dar uma paralisada devido ao período de chuvas, mas vamos prosseguir assim que começar o verão do ano que vem, assim como a reforma de várias escolas e outras que estão em andamento, construção de quadra e as coberturas de quadras, postos de saúde – vários já foram entregues. A meta do Prefeito é reformar todos os postos e já estamos na fase final do Centro de Especialidade, que vai funcionar no prédio daUPA. Várias praças reformadas e entregues e tem ainda algumas que ainda estão sendo reformadas. Também queremos equipar todas elas, então foi mais um ano muito mais produtivo, e a gente fica ainda mais otimista que 2019 vai ser melhor, porque conseguimos estruturar bastante e agora a gente consegue dar um dinamismo maior.
Nós falamos em pavimentação, mas também as áreas periféricas foram atendidas com terraplanagem.
Como a gente não pode atingir com pavimentação asfáltica 100%, então a gente vai fazendo melhoramentos na época do verão com uma piçarra e agora mesmo no período do inverno estamos com duas frentes utilizando a escória que é doada todo ano pela Sinobras, uma parceira do município. Quando a gente não puder atingir com asfalto, pelo menos podemos dar uma condição digna da pessoa poder chegar na sua casa e isso não se restringe somente à zona urbana, nossa zona rural também.Pela sua extensão de 7.000 km então a gestão vem trabalhando em praticamente todas as vilas dando prioridade para os canais de escoamento, para os acessos das escolas. A gente tem uma ligação muito grande com a Secretaria de Educação, eles passam as rotas escolares para que a gente possa sempre garantir, não só na reforma da estrada, como também as pequenas pontes e passagens de água. Várias pontes foram substituídas, outras foram substituídas por linhas de bueiro. Então hoje temos uma zona rural muito melhor nesses dois anos.
Desafios para 2019
O maior desafio é manter o que a gestão já vem fazendo, manter as contas em dia. Porque não adianta querer dar um passo maior do que a perna. As obras só vêm acontecendo, por que o prefeito consegue pagar suas contas em dia. Nosso próximo ano a gente tem a finalização da grota Criminosa, tem a entrega do Palacete Augusto Dias, outra obra marcante um dos prédios mais antigos de Marabá que também já vinha se arrastando há muito tempo. Vamos inaugurar, se tudo correr bem, a conclusão da primeira etapa do estádio, dando funcionalidade para ele, mesmo com a redução da capacidade de público. Nós teremos um estádio novo que aí sim a gente pode trabalhar gradativamente com aumento na capacidade.