Bolsa Família: Marabá lidera no polo Carajás com novas famílias inseridas no programa
O Comitê do Bolsa Família em Marabá fechou 2018 com um saldo positivo em números de novos beneficiários. O ano encerrou com 14.344 famílias no programa, só em dezembro foram 742 novas famílias inseridas. Com isso, Marabá ocupa a primeira posição no polo Carajás, composto por outros onze municípios. Parauapebas ficou em segunda colocação com 522 novos cadastros e Canaã em terceira com 164.
Benezilda Pereira Lima, coordenadora do Comitê do Bolsa Família em Marabá, atribui o resultado surpreendente às ações realizadas pelas equipes, inclusive itinerantes na zona rural, bem como a descentralização dos serviços para os quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e atendimentos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
“Foi muito esforço da equipe, a gente mobilizou e estamos tentando selecionar as pessoas que realmente têm necessidade de receber o Bolsa Família”, observa a coordenadora.
O município tem apresentando avanços nas taxas de acompanhamento de frequência escolar, dentro da média nacional de 92%, e nos percentuais de atualização cadastral, com 79,06%, acima da média no país de 70,26%. Ainda segundo Benezilda, a população deve estar atenta para a realização e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), já que por meio do sistema as pessoas podem acessar todos os demais programas sociais do governo federal. Em Marabá, 36.144 famílias já estão cadastradas.
“Qualquer programa do governo federal que as pessoas queiram participar têm de estar dentro do CadÚnico. O Bolsa Família é apenas um dos programas dos quais as pessoas podem ser selecionadas a partir do CadÚnico. Tem o BPC, o Pronaf, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social, são mais de 30”, enfatiza.
Outro alerta é para os beneficiários e inscritos no “Minha Casa, Minha Vida” em Marabá. Conforme exigência da Caixa Econômica Federal, os cadastros devem ser atualizados a cada dois anos para evitar o cancelamento ou a exclusão do benefício. Só pra se ter ideia, em 2018, quatro mil famílias tiveram o benefício cancelado por falta de atualização. A coordenadora do Comitê do Bolsa Família conta que outras 1.500 já foram identificadas na mesma situação e correm o riso de serem prejudicadas, caso não atualizem os cadastros.
As inscrições no CadÚnico podem ser feitas por famílias de baixa renda, no comitê do Bolsa Família, que fica na entrada da Marabá Pioneira, e nos CRAS dos bairros Bela Vista, Amapá, Nova Marabá na Folha 13 e em Morada Nova, além do CREAS, portando os documentos pessoais e comprovante de residência.