Educação: Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais iniciam as aulas no dia 28 de janeiro
O Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP) está com tudo pronto para receber os alunos de 2019, no próximo dia 28 de janeiro. Atualmente o CAP, que é mantido pela prefeitura, atende 90 pessoas entre estudantes do ensino regular e pessoas da comunidade. A equipe é formada por pedagogos especialistas, professores e apoio.
Josiane Soares Martins, coordenadora do centro, ressalta que o principal objetivo da instituição é preparar o deficiente visual para a vida, por isso, o atendimento é feito, inclusive, com crianças a partir dos 02 anos.
“As nossas atividades são desenvolvidas para a comunidade como um todo, tudo gratuito. Atendemos alunos do ensino fundamental menor, alunos de estimulação precoce, na idade de 02 e 03 anos, porque quanto mais cedo a criança chegar aqui melhor será o desenvolvimento dela na escola regular”, explicou.
O CAP conta com uma sala de AVD (atividades para vida diária), salas de estimulação precoce, de matemática, voltada para o soroban, uma espécie de calculada para deficientes visuais, e de braile e centro de produção de materiais destinados para orientação de mobilidade de alunos com baixa visão. O local tem ainda uma biblioteca com 780 livros de várias áreas do conhecimento. Toda essa estrutura tem possibilitado ao centro bons resultados, por exemplo, o ingresso de 11 alunos na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA).
“Aqui não trabalhamos somente a leitura e a escrita, nós trabalhamos a orientação e mobilidade, que são técnicas para se locomover através da bengala, de pontos de referências. Trabalhamos também as atividades da vida diária, onde aprendem a ter sua independência” enfatiza a coordenadora Josiane.
As matriculas no CAP podem ser feitas o ano inteiro por alunos de qualquer idade com deficiência visual congênita ou adquirida. Não há limites de vagas. Até o final do mês, a expectativa é que seja iniciada a construção de um prédio novo previsto, em um terreno ao lado do centro, localizado na Agrópolis do Incra, no bairro Amapá, no núcleo Cidade Nova.