SEMED: Cerca de 500 educadores do campo participam de formação inédita
O Departamento de Ensino do Campo da Secretaria Municipal de Educação reuniu cerca de 500 educadores que atuam nas cem escolas espalhadas pelos 15 mil quilômetros quadrados da zona rural do município de Marabá. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 23, no auditório do Carajás Centro de Convenções, com uma palestra apresentada pela professora doutora Rosemere Scalabrin, do Instituto Federal do Pará (IFPA), que falou sobre metodologia e avaliação no âmbito escolar. Para ela, é importante que o planejamento seja realizado periodicamente para que possa corrigir possíveis distorções iniciais.
“Pensar o ensino só é possível dentro de um processo de construção coletiva, envolvendo todos os atores, valorizando a prática lúdica, que é o grande desafio na educação, atualmente”, ponderou.
O secretário adjunto de Educação, Orlando Lima Morais, disse que não recorda de um início de ano letivo com tantas formações prévias com os educadores e prevê que 2019 será um ano de grande atuação dos professores nas escolas.
“Reunimos aqui todos os diretores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas do campo para fazermos uma discussão final que aponte para um entendimento da proposta da educação que contemple quem mora fora da cidade. Alunos do campo têm características distintas de quem mora na área urbana e isso precisa ser levado em consideração na hora do planejamento das ações em sala de aula”, ressaltou Orlando.
A diretora de Ensino do Campo, Lorena Bogéa, reconhece que é um desafio mobilizar todos os educadores que atuam em escolas da zona rural, algumas delas a mais de 200 km de distância da sede. Todavia, percebe que eles estão comprometidos com a melhoria dos processos de formação e ensino e por isso atenderam ao chamado para participar de três dias de discussão em rede.
“Todo trabalho que é planejado pela equipe da SEMED é pensado para todas as escolas, do campo e da cidade, embora cada segmento tenha sua especificidade”, ressaltou.
Francisco Sales Pereira, diretor da Escola Juan Pablo, na Vila Sororó, ficou muito entusiasmado em poder participar da formação. Ele reconhece que as escolas, localizadas na zona rural, precisam desenvolver uma avaliação que reflita a realidade dos alunos. Com envolvimento de todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação, o início do ano letivo 2019 acontece na próxima segunda-feira, dia 28, com uma grande recepção da equipe pedagógica para os estudantes.