SMS: Janeiro Roxo realiza dia “D” nos postos de saúde da zona rural
A Campanha de Intensificação do Combate à Hanseníase, denominada “Janeiro Roxo”, que está promovendo um dia “D” em cada unidade básica de saúde (UBS), agora realiza a programação na zona rural. As vilas Espírito Santo, Brejo do Meio, Sororó, União e Santa Fé já receberam as palestras e atendimento ao público com exames e consultas. Até o final do mês, novas localidades rurais estão previstas na agenda da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Janeiro é considerado o mês internacional de luta contra a doença, por isso os esforços para diagnosticar e tratar pacientes infectados pelo bacilo de Hansen são intensificados. Outro objetivo da campanha é ampliar o conhecimento da população sobre a hanseníase, inclusive eliminando preconceitos.
Segundo a coordenadora de Doenças Crônicas na SMS, Arithana Barros Silva, durante o dia “D” a equipe palestra sobre a manifestação da doença, consequências e tratamento. Além disso, acontecem atendimentos diversos como consultas, exames de manchas suspeitas, monitoramento de pressão arterial, testes rápidos de glicemia e doação de medicamentos.
Na zona urbana, entre as pessoas examinadas durante a campanha apenas dois casos de hanseníase foram registrados. Já na zona rural, até o momento, não foram diagnosticadas novas ocorrências. Ainda conforme Arithana, Marabá tem hoje 171 pessoas em tratamento em várias unidades de saúde, com maior número de indivíduos nos centros de Saúde Emerson Caselli, no bairro Liberdade, e UBS Hiroshi Matsuda, na Folha 12.