HMM: Abraço de solidariedade marca encerramento do “Janeiro Branco”
Funcionários, pacientes e visitantes do Hospital Municipal de Marabá (HMM) tiveram uma tarde diferente, nesta quinta-feira, 31 de janeiro, com o encerramento da Campanha “Janeiro Branco”. Além de uma apresentação musical de um coral formado por servidores, balões brancos e pipoca foram distribuídos como símbolos de paz e alegria.
A psicóloga Marta Marinatti palestrou sobre como obter a saúde mental nos dias atuais, um tema que foi debatido durante uma semana com os funcionários do hospital. “O Janeiro Branco surgiu como uma ferramenta para que nós acordássemos para essa necessidade de cuidarmos da nossa saúde mental. Que as pessoas repensem um pouco mais suas emoções, seus conflitos, seu jeito de ser, que entre o ano de uma forma melhor, motivado, fazendo projetos e por um estado de saúde completo nos âmbitos psicossocial, mental e espiritual”, ressaltou.
Emocionada, Dona Raimunda Dantas Queiroz, era uma das pacientes do hospital. Enquanto aguardava resultados dos exames, participou do abraço solidário e de uma oração feita pelos organizadores. “Eu fui muito bem atendida por todos aqui. Eu não esperava encontrar toda essa movimentação durante o atendimento”, observou a paciente.
Eliana Moreira, diretora administrativa do HMM, explica que a direção do hospital tomou essa iniciativa porque a saúde mental tem a ver com o estado de espírito das pessoas. “O mundo precisa de paz, precisa de vida. Onde tem saúde tem vida e alegria. Pra nós é uma satisfação proporcionar um evento que vai gerar saúde e vida, não só para os servidores, mas para os pacientes”, ressalta Eliana.