Obras: Prefeitura inicia construção do Terminal de Integração
Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019, é uma data que vai entrar para a história do transporte público em Marabá. Nesta data foi iniciada a construção da estrutura do Terminal de Integração (T.I), projeto que vai agilizar o serviço do transporte coletivo e, em alguns casos, terá menor custo para os usuários.
Os operários da empresa que vai construir o terminal, visitaram o local acompanhado do secretário de segurança institucional e presidente do Conselho de Transporte de Marabá, de Jair Guimarães, do empresário João Martins, diretor da RTCM, empresa de transporte coletivo e do coordenador do DMTU, Jocenilson Silva.
Para João Martins, o Terminal de Integração irá facilitar a vida do usuário, uma vez que o passageiro não terá que fazer longas viagens para chegar ao destino, todos os veículos irão convergir para o terminal onde os passageiros poderão pegar outro veículo, sem ter que pagar mais nada por isso.
“O usuário fica preso dentro do ônibus e acaba perdendo horas e horas dentro do coletivo, e com o terminal de integração será mais rápido, o usuário pode pegar o ônibus em qualquer localidade e embarca para outro destino com uma única tarifa. Terão linhas específicas de todos os bairros direcionadas ao terminal” explicou João Martins.
A previsão é que o terminal esteja pronto em 45 a 60 dias e funcionará provisoriamente na folha 26. Dentro de um prazo de 12 meses, o terminal definitivo estará em funcionamento. O espaço será construído no canteiro entre as folhas 26 e 27.
“Nós temos que deixar bem claro que é um terminal provisório, aguardamos a liberação do espaço para construir o terminal definitivo. Nós estamos muito confiantes porque já fizemos o direcionamento das linhas aqui para o terminal, alugamos o terreno por 12 meses para atender a população tão carente de transporte. Estamos confiantes que todos ganharemos com o terminal de integração que é a espinha dorsal do transporte coletivo de qualquer cidade” disse João Martins.
Todo o atendimento à população com o novo sistema de transporte coletivo a partir da construção do terminal de integração será acompanhado de perto pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano. De acordo com Jocenilson Silva, diretor do DMTU, vai ter uma equipe diariamente no terminal para atender a população.
“O departamento gerencia e fiscaliza o transporte público em Marabá, então deste a implantação vai ter uma equipe do DMTU aqui para acompanhar o serviço que será oferecido. Acreditamos que o benefício será para as pessoas que se deslocam de sua casa para o seu trabalho e que agora vai ter um custo reduzido e com uma viagem mais rápida. Acredito que este terminal será a salvação do transporte coletivo em Marabá”, destacou Jocenilson Silva.
Para Jair Guimarães, a construção do terminal é resultado de uma antiga luta do Conselho de Transporte. Segundo ele foram várias discussões, reuniões e sempre com o acompanhamento do prefeito de Marabá que apoiou integralmente o projeto.
“O terminal de integração é muito importante para agilidade no transporte público facilitando a vida de todo mundo. A previsão é de 15 minutos no máximo que o usuário ficará aguardando o ônibus. Marabá cresceu muito e precisava que o transporte público crescesse junto com a cidade e o terminal é um desses pontos de desenvolvimento da cidade. Nós já estávamos precisando. A previsão é que cada vez mais as pessoas busquem o transporte coletivo porque ele será de mais qualidade e com maior rapidez”, concluiu o secretário de segurança institucional e presidente do conselho de transporte.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio