SEMTUR: Reunião discute estratégias para desenvolver o turismo na região
Em reunião realizada na sede da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, em Marabá, o secretário de Turismo do Pará, André Orangel Dias, discutiu com representantes de entidades e órgãos ligados ao setor no município, alternativas para viabilizar políticas de fomento ao turismo para a região de integração de Carajás.
André Orangel Dias esclareceu que a vinda a Marabá foi para debater problemas que dificultam o desenvolvimento do turismo e conhecer o potencial da região.
“Discutir quais serão as principais prioridades e ações para serem desenvolvidas para dinamizar o turismo e avançarmos na discussão das dificuldades para gente poder traçar nosso plano de ação enquanto secretaria de turismo, tomando pé da situação nos municípios para gente entender e trabalhar nessa direção”, destacou o secretário.
Para Ricardo Pugliese, Secretário de Turismo de Marabá, a discussão foi importante no sentido de viabilizar os planos que convergem para o desenvolvimento do turismo. Segundo ele, o município tem um potencial grande que é pouco aproveitado e é preciso vender mais o turismo local para outras regiões.
Dauro Remor, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Marabá (Sindihotel), disse que há mais de 20 anos vem discutindo propostas para o desenvolvimento do turismo na região com poucos avanços. Ele também criticou como foi elaborado o plano de turismo do Polo Carajás, por incluir municípios de outras mesorregiões, que culturalmente se diferenciam da região sudeste do estado.
“O polo Carajás vem de Barcarena até Conceição do Araguaia e nós temos que ter vontade para viabilizar o que temos de mostrar. A questão regional tem que entrar neste projeto, nesse plano, e o principal obstáculo é dividir esse plano, pois não temos nada a ver com Barcarena, temos que fazer nosso plano olhando para os nossos problemas e nos organizando para propor medidas que mostrem nossos problemas e alternativas”, finalizou Dauro.