Meio Ambiente: SEMMA atende 30 denúncias de poluição sonora no final de semana
No período de 22 a 24 de fevereiro, o Departamento de Fiscalização da Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – atendeu 30 denúncias de poluição sonora, que resultaram em fechamento de bares e apreensões de equipamentos de som, em virtude do uso inadequado, com volume acima do permitido para o horário.
Segundo Paulo Chaves, coordenador de Fiscalização da Semma, durante patrulhão com outros órgãos de segurança (PM, Polícia Civil e Guarda Municipal), em rondas no sábado e domingo, pelo menos três bares foram notificados e outros três fechados, devido à falta de licenciamento ambiental. No bairro da Paz, núcleo Cidade Nova, uma caixa acústica foi apreendida e uma segunda no Residencial Tiradentes, próximo ao núcleo de Morada Nova.
Plantão
Segundo levantamento, o plantão da Semma baseia-se nos horários de maior pico de reclamações. Por isso, o atendimento é realizado em turnos de seis horas. Às sextas-feiras, a partir das 22 horas; aos sábados, a partir das 17 horas; e duas equipes no domingo, de 14 às 19 horas.
Nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, encerra o defeso da piracema. Período de 1º de novembro a 28 de fevereiro em que fica proibida a pesca para fins comerciais na bacia hidrográfica Araguaia/Tocantins, devido reprodução das espécies.
Neste último período, de acordo com a fiscalização da Semma, o saldo é positivo em relação aos anteriores, diante de menor quantidade de apreensões. Até o início deste mês, além de apreensão de pescado e alguns apetrechos de pesca, dois barcos e respectivos motores saíram de circulação, devendo ser encaminhados para destruição. Paulo Chaves credita o bom resultado à fiscalização mais rígida e à melhora na conscientização dos pescadores.
Na próxima sexta-feira, 1º de março, a Semma deve divulgar um balanço da Piracema 2018/2019.