Carnaval: Campanha do DMTU conscientiza condutores sobre riscos de álcool e direção
Na manhã desta terça-feira (26), na entrada da Marabá Pioneira, agentes e demais servidores do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) participaram do lançamento da campanha de conscientização de trânsito no período das festas de Carnaval.
Os agentes entregaram panfletos e orientaram os motoristas sobre os riscos de quem associa o álcool e direção do veículo. As ações serão realizadas ainda em outros pontos da cidade com o objetivo de reduzir os números de acidentes rodoviários neste período de carnaval.
“Esperamos que seja um carnaval tranquilo, sem vítimas no trânsito, e convidamos todos os blocos e foliões para participar dessa campanha educativa e pedir a todos que possamos fazer um Carnaval em paz e harmonia. Se beber não dirija e não coloque a sua vida e a de outras pessoas em perigo”, alerta Jocenilson Silva, diretor do DMTU.
Motoristas aprovaram a inciativa do DMTU em conscientizar os foliões em evitar o álcool e direção dos veículos, como o empresário Luiz Moraes. “Excelente essa campanha. Se beber não dirija. E nesse carnaval é muito importante a atenção redobrada. Campanha depende de cada um de nós”, disse Luiz.
A comerciante Maria Raimunda Galvão também concorda. “É maravilhoso porque as vezes as pessoas não têm essa conscientização e hoje vemos muito jovens morrerem porque não tem essa consciência”, completou a comerciante.
O secretário de segurança institucional, Jair Guimarães, alertou sobre a gravidade da infração para quem for flagrado bêbado ao volante. Segundo ele, é uma infração gravíssima, com pagamento de R$ 2.993,00 de multa, além da suspensão e cassação da CNH, o veículo fica retido e o condutor preso.
“As estatísticas nacionais apontam que os acidentes são causados principalmente por excesso de velocidade, que é o primeiro campeão além do uso de bebida alcoólica e ultrapassagem indevida. E se você vier pro carnaval beber, não dirija, traga um amigo ou um parente que não beba. Todos os coletivos vão estar circulando nas ruas e em todos os bairros vão acontecer o carnaval. Tudo isso para que o usuário possa se divertir sem ficar transitando nos bairros de um núcleo para outro e evite não dirigir. Queremos zero de acidentes de trânsito, que seja tudo de forma segura e preservando pela sua segurança”, finalizou Jair Guimarães.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio