Saúde: CTA promove ações de prevenção de DST’s no carnaval
Para conscientizar os foliões, o Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), vai realizar ações todos os dias da programação oficial de Carnaval, promovida pela Secretaria de Cultura. A primeira delas foi feita na manhã desta sexta-feira, 1º de março em semáforos da Marabá Pioneira com panfletagem sobre a importância da prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e distribuição de preservativos.
Segundo a gerente do CTA, Katiane Chaves de Souza, duas equipes formadas cada uma por quatro profissionais, sendo um enfermeiro, um bioquímico, um técnico administrativo e uma pessoa com nível superior voltado à área de aconselhamento, vão atuar em todos os locais de festa durante os cinco dias da programação com testagem, panfletagem e distribuídos preservativos.
Katiane Chaves acredita que serão feitos 500 testes em cada uma das cinco noites de carnaval, número que pode ser maior dependendo da demanda. Katiane Chaves aconselha aos foliões atenção para o uso do preservativo para evitar a infecção de doenças sexualmente transmissíveis. “As pessoas precisam se atentar para a importância do uso do preservativo que além de prevenir uma gravidez indesejada, preveni o HIV, as hepatites virais, o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. É preciso bater na tecla da prevenção”, ressaltou.
Dados do CTA
De acordo com a gerência do CTA, em Marabá, o órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, registrou 235 novos casos de HIV, em 2018, sendo 185 de Marabá e o restante de municípios próximos. No ano passado, o Centro também constatou 545 casos de hepatites virais.