Saúde: CTA realiza mais de 2 mil atendimentos durante o carnaval
Durante os cinco dias de carnaval (01 a 05 de março), o Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Assistência Especializada de Marabá (CTA/SAE) realizou 2.132 testes rápidos em todos os locais da programação, inclusive nos arrastões dos blocos Vai quem Quer e Gaiola das Loucas. Além da testagem, as equipes do CTA/SAE também atuaram no aconselhamento e prevenção com distribuição de 12 mil preservativos e 800 lubrificantes.
Para Katiane Chaves, gerente do centro, os resultados da campanha de carnaval 2019 foram positivos porque alcançaram um número maior de pessoas em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, a campanha durou 10 dias e apenas 2.192 pessoas buscaram atendimento. Já esse ano, a quantidade foi praticamente alcançada em apenas cinco dias de ação.
Neste carnaval, 14 pessoas foram identificadas com vírus HIV, oito a mais do que os constatados no período em 2018 . Esse ano, 29 pessoas foram registradas com sífilis, quatro a mais que o ano passado. Nenhuma pessoa apresentou resultado para hepatite este ano, diferente de 2018 quando foram notificados dois casos de hepatite B e C.
Para as equipes do CTA/SAE, a descoberta da sorologia positiva vai possibilitar à pessoa infectada uma chance de fazer o tratamento. “A adesão das pessoas ao nosso trabalho é importante porque a gente conseguiu contribuir com a prevenção de doenças” enfatiza Katiane Chaves.
O atendimento no CTA/SAE acontece de segunda a sexta-feira, das 07 da manhã às 13 horas. Os exames são realizados logo cedo. Quem não teve a chance de fazer a testagem no evento carnavalesco, basta procurar o centro localizado na travessa Santa Terezinha, na Velha Marabá.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Divulgação CTA/ Jordão Nunes