Seplan: 30 conselheiros tomam posse para o Conselho Gestor do Plano Diretor
Nesta terça-feira (12), na Faculdade Carajás, 30 conselheiros tomaram posse no Conselho Gestor do Plano Diretor, organizado pela Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento). Entre eles 15 do poder público e o restante da sociedade civil organizada.
Karam El Hajjar, titular da Seplan, explica que dentro da política urbana o conselho é extremamente importante porque os conselhos ligados à área urbanística da cidade só foram instituídos a partir da criação do Ministério das Cidades, onde foi criado o Conselho das Cidades. “Temos muito trabalho pela frente, as políticas públicas, devido às características da nossa cidade são bastante complexas devido área de vazão, além da importância dos grandes e pequenos empreendimentos, diretrizes urbanas, dentro da democratização e participação cidadã no desenvolvimento da cidade”, explanou Karam El Hajjar, quanto à importância do Plano Diretor.
Essa é a 7ª gestão, desde 2006, data em que foi constituído o primeiro Plano Diretor. De agora em diante, os conselheiros terão de acompanhar o planejamento urbano da cidade, além de fiscalizar toda sorte de demandas na área de políticas públicas, entre outras atribuições, participando rigorosamente das reuniões, ao longo do biênio.
CONSELHEIROS
Otávio Barbosa de Souza, diretor regional do Sindicato dos Urbanitários, foi um dos conselheiros empossados. “A cidade é um instrumento de moradia, mas se não melhorarmos as condições não tem moradia, pela questão do saneamento, saúde, educação e segurança. O Plano Diretor é o instrumento que dá o espaço para que possamos lutar para melhorar as condições da cidade”, lembrou Otávio Barbosa.
Representando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Marcus Vinícius Abreu, declara que a linha do conselho é voltada para questões técnicas no Plano Diretor. “Temos um Plano Diretor que passou por um processo de renovação. Nós temos detalhes do Plano Diretor que precisam ser alinhados e atualizados, como Código de Obras e Postura. Queremos buscar o melhor para o município, observando os limites da legislação”, afirmou.
Texto: Emily Coelho
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos