SEVOP: Reforma de carteiras escolares economiza gastos públicos
Uma parceria entre as Secretarias de Viação e Obras e de Educação está resultando na reforma de centenas de carteiras escolares. Só esta semana, 110 já foram entregues à Semed. De acordo com Francisco Carlos Silva, coordenador da marcenaria da Sevop, a reforma de carteiras é um serviço contínuo por lá. Ele explica que ao chegarem no setor de reaproveitamento da Secretaria de obras, são submetidas a uma triagem, elencando as que necessitam fazer soldagem para, em seguida, ser feita a montagem. “É um dos trabalhos que mais fazemos aqui na marcenaria, reaproveitamos tudo. Aquilo que dá para fazer na medida do possível vamos restaurando e colhendo os resultados”, afirma Francisco Carlos.
A restauração das carteiras evita o gasto contínuo da máquina pública, resultante do depredamento do patrimônio nas escolas. “Quando estamos trabalhando especificamente nesse setor, dá para reformar em média 150 carteiras por semana. O trabalho traz economia para os cofres do município e o meio ambiente agradece, pois, esse material todo deixa de ir para o lixo”, reforça o coordenador.
Além da reforma de carteiras, a marcenaria atende outras demandas para diversas repartições públicas da prefeitura. Trata-se, por exemplo, da reforma de cadeiras longarinas para centros de saúde e confecção de prateleiras em madeira instaladas em vários departamentos, o que agiliza o trabalho e traz economia aos cofres públicos.
As primeiras prateleiras foram instaladas no Departamento de Arquivo da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU). No total foram montadas 15 prateleiras, sendo três tipo dupla-face. Confeccionadas com aproximadamente três metros, elas servem para guardar as pastas com os processos de imóveis. “Os armários melhoraram muito porque nós estávamos com muitos documentos espalhados e, hoje, temos tudo bem organizado. Compramos pastas para separar os documentos por bairros, folhas e quadras, aí fica mais fácil a localização dos documentos. Os armários melhoraram muito e daqui a pouco vamos precisar de mais porque pretendemos ampliar o espaço”, explicou Aloísio Ferreira, coordenador de arquivo da SDU.
A iniciativa tem melhorado os serviços diários das repartições e promove economia, já que a prefeitura reduz a aquisição de móveis para os departamentos. “Além de otimizar os recursos materiais, a questão da manutenção através desse setor, ganha-se tempo. Os locais que precisam desses reparos, normalmente esperam por uma determinada licitação, e com esse trabalho sendo feito pela marcenaria da Sevop, esse problema é resolvido”, destaca Valdir Lima, engenheiro de segurança da Secretaria de Obras.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Hilton Rodrigues