Educação: Colégio Militar Rio Tocantins entrega quase mil Manuais do Aluno
A primeira reunião de 2019 do Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), antigo CAIC, contou com a presença de cerca de 900 pais. O encontro foi no sábado (16), na sede da Igreja Assembleia de Deus Missão, na folha 33, às margens da rodovia Transamazônica. Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Policia Militar. Aos pais foram entregues os Manuais do Aluno com a filosofia do CMRio.
Hellen Nyde Souza, diretora da escola, explica que esse manual é um documento desenvolvido pela PM e equipe pedagógica do colégio para servir de referência aos alunos, contendo normas a ser seguida pelos estudantes como comportamento e o uso do uniforme. Ela ficou satisfeita com a quantidade de pais por significar resultado do trabalho que está sendo feito. “A parceria dos pais hoje é realidade no CMRio. Nós estamos trabalhando cada dia mais com afinco para melhorar toda essa educação que estamos mediando para o filho deles”, afirma a diretora.
O Tenente-Coronel David Sarah, comandante do 4º Batalhão da Policia Militar, ressalta a importância da participação da família no processo de aprendizagem dos alunos, por isso, além do Manual do aluno, os pais também foram cadastrados para participar do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd Paz) desenvolvido pela PM. “São cinco encontros e eles vão começar a entender o que seu filho está aprendendo na escola e como ele vai se comportar para colaborar dentro de casa e também nas visitas as escolas para que o filho sinta que é amado”, enfatiza o comandante.
Ilziane Fernandes, mãe de Márcio Rodrigues que é estudante do 9º ano, deixou tudo em casa para participar da reunião e garantir a permanência do filho na escola. “Isso é muito importante, o manual vem orientar como o aluno deve proceder, como deve se comportar. Eu já percebi mudanças no comportamento do meu filho em relação aos estudos”, disse.
Joseli da Silva, tem dois filhos na CM Rio, ele fez questão de conhecer melhor a filosofia da escola. “Eu sei a importância da disciplina da escola. Eu observei que eles melhoraram bastante, o aprendizado melhorou, estou satisfeito”, salientou o ex-militar.
Meirenely Rezende é educadora, mas estava na reunião como mãe do Yago do 9º ano. “Estou vendo com grande êxito o colégio militar, estou muito feliz, precisamos ter uma reforma nas escolas, dessa forma ou de outra, tanto do ensino pedagógico como a questão de deveres de cada aluno, isso é uma grande preocupação para todas as escolas”, destaca a professora.
Quem também tem muitas expectativas com o projeto é o vereador Cabo Rodrigo. “É um momento de expectativa, mas é um projeto que vem dando certo, nessa parceria da Prefeitura e da Policia Militar. E as informações da direção da escola, é de que em menos de seis meses de implantação, a gente já está com 21 alunos aprovados nas universidades públicas, então é um momento de alegria” finalizou o parlamentar.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos