FCCM: Na volta às aulas, alunos e pais da Escola de Música ganham recepção calorosa
Começam nesta quarta-feira (20), as aulas na Escola de Música Maestro Moisés Araújo da FCCM (Fundação Casa da Cultura de Marabá). Antes, nos dias 18 e 19, a Fundação preparou uma programação especial para recepcionar de forma calorosa alunos, pais e demais familiares neste ano letivo.
Atualmente, a FCCM atende 1.500 alunos, além de suas extensões que funcionam em escolas públicas da rede municipal. Os cursos são de Teclado, Flauta Doce, Bateria, Musicalização Infantil, Violão, Fanfarra, Prática de Banda, Canto Coral adulto e infantil, Violino, Viola, Violão, Violoncelo, e ainda Contrabaixo Acústico.
Após a apresentação da Companhia de Artes da Casa da Cultura, a presidente da FCCM, Vanda Américo, deu as boas-vindas aos novos alunos e também aos veteranos. Em sua fala, Vanda pediu a colaboração dos pais no acompanhamento dia a dia dos alunos, e para que os responsáveis não deixem os filhos desistirem, pois assim estarão desperdiçando a vaga de outro aluno. Como também solicitou que os pais acompanhassem de fato a vocação musical deles, se estão gostando do instrumento, para que não seja apenas imposição.
A presidente da FCCM explicou que as férias foram um pouco demoradas, em função do Processo Seletivo para contratação de professores de música, porém estão dentro da carga-horária prevista. “É uma alegria para a casa recebê-los [alunos e pais], os profissionais estão todos envolvidos. Preparamos até um lanche e tivemos muito cuidado e carinho com a programação”, disse.
Além de toda gama de cursos na área da música, a FCCM possui mais de 300 instrumentos musicais que ficam à disposição dos discentes e ainda mais de 415 acervos bibliográficos. “Nós temos psicólogo e assistente social para acompanhamento não só o aluno, mas toda família. Para que os problemas não interfiram no comportamento da criança na FCCM”, complementou Vanda Américo.
APROVAÇÃO
Na plateia, participando da recepção calorosa, estava a servidora pública professora Kelsianne Souza, mãe da Amanda e da Beatriz Souza que estudam na Fundação. “É muito gratificante quando percebemos que a Casa da Cultura desenvolve um trabalho focado no desenvolvimento da criança. Eu acho incrível esse trabalho da FCCM porque resgata muitas crianças que poderiam estar em outros ambientes insalubres. Esses cursos proporcionam uma profissionalização futuramente também”, opinou Kelsianne Souza, acrescentando que a primeira filha estudou quatro anos na instituição e também já trouxe a segunda filha para cursar a modalidade flauta doce, por acreditar no trabalho da Fundação Casa da Cultura.
Aluna da Fanfarra, Camila Reis estuda há 4 anos na Casa da Cultura. Ela encontrou vocação na Maestro Moisés. “Eu entrei aqui [FCCM] com 15 anos, porque eu sempre via as pessoas falando da Casa da Cultura, queria entrar para ver como era. Entrei para os cursos de Violão e Fanfarra. Já terminei o curso de Violão, sei tocar, agora continuo na Fanfarra. Eu amo tocar na Fanfarra, me encontrei nessa modalidade musical”, expressou a aluna.
Texto: Emily Coelho
Fotos: Paulo Sérgio