SMS: UBS Jaime Pinto leva ações de saúde para escolas
O boneco representando o mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue, chama atenção por onde as equipes do Programa Saúde na Família (PSF) da Unidade Básica de Saúde Jaime Pinto tem passado. Ele é um dos instrumentos utilizados pelos profissionais de saúde nas palestras educativas em visitas às escolas no bairro Belo Horizonte. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.
A parceria entre saúde e educação chegou ao Núcleo de Educação Infantil Eunice Vieira Lemos, no bairro da Paz, nesta terça-feira (19). Além de palestra sobre os cuidados para evitar a dengue, a equipe do PSF fez serviço de antropometria (pesagem e medida), verificação da carteira de vacinação e aplicação da vitamina A em crianças de 01 a 05 anos incompleto.
Marly Solange Maltarolo, enfermeira do PSF, disse que a ação vem sendo feita em oito escolas do núcleo pré-definidas pela Secretaria Municipal de Saúde desde fevereiro. Estão contempladas escolas dos bairros da Paz Novo Horizonte, Belo Horizonte, São Miguel da Conquista, Vale do Itacaiúnas e Filadélfia. “Nosso objetivo é estreitar a relação educação e saúde porque tanto saúde como educação trabalham na parte da prevenção, então a gente acredita que capacitando a escola, conseguimos divulgar as informações para os familiares. Nessas ações a gente identifica muitas crianças que estão com o cartão atrasado e, assim, a gente consegue imunizar” ressalta a enfermeira.
Muito satisfeita com a ação, Eliecy Gomes, diretora da escola, afirma que o espaço educacional já trabalha a prevenção, mas reforçar é sempre bom. Ela conta que nos últimos dias, ao menos cinco crianças deixaram de frequentar as aulas por motivo de doença, geralmente com sintomas da dengue. “Aqui tem muitas crianças carentes e, às vezes, os pais não têm o cuidado de verificar a carteira de vacinação dos filhos, desconhecem a importância. E com essa ação eles são atingidos pelas informações por meio dos filhos”, enfatiza a diretora.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Hilton Rodrigues