Mês da Mulher: “A gente precisa fazer nosso melhor em tudo”, vereadora Irismar Melo
No terceiro mandato consecutivo de vereadora, Irismar Nascimento Araújo Melo é uma das três vozes femininas que ecoam na Câmara Municipal de Marabá na atual legislatura. Licenciada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia e ainda mestre em Ciência da Educação e suas Multidisciplinaridades, Irismar concilia as atividades de parlamentar com a de acadêmica do curso de Direito e a missão de mãe da dupla Miguel Vitor e Gabriel Vitor, ao lado do esposo Wanderley Melo. “Não há mágica. A gente precisa fazer nosso melhor em tudo aquilo que nos propomos a realizar. Ser mãe é uma experiência incrível, mas as outras tarefas são importantes também”, diz.
A vereadora é funcionária pública licenciada do Estado do Pará e do Município de Marabá. Hoje é acadêmica do curso de Direito, 2ª Vice-Presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB) e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Marabá (CMM) durante seu 3º mandato. Ela explica que as causas sociais e o serviço à comunidade a acompanham desde a infância. Quando jovem, essa afinidade lhe guiou na escolha acadêmica e profissional, passando a ser supervisora de creches ainda muito cedo. De lá, seguiu como coordenadora da educação infantil na Secretaria de Assistência Social, coordenadora do espaço municipal de Acolhimento Provisório e do Centro de Atendimento a Criança e Adolescente (CEACA).
Em 2007, Irismar filiou-se ao PR (Partido da República), sendo uma das fundadoras da agremiação em Marabá. Em 2008, recebeu o convite para concorrer a uma vaga no Poder Legislativo Municipal, já sendo eleita ao cargo de vereadora em seu primeiro pleito. No Parlamento, ocupou funções importantes como: a presidência da Comissão de Finanças e Orçamento e, também, da Comissão de Defesa dos Direitos da Infância e Juventude.
O notável trabalho na Câmara Municipal de Marabá resultou na indicação dela para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Pará como deputada em 2010, tendo obtido 15.124 votos. Em 2012 é novamente eleita vereadora pelo município de Marabá e indicada para ocupar a 1ª secretaria da Câmara. No segundo mandato, Irismar apresentou os projetos que criaram no município a Escola em Tempo Integral, o Programa de Saúde Oftalmológica na Escola e o Programa de Formação para Profissionais de Educação. Foi autora, também, do projeto de resolução que criou a Comissão Permanente de Defesa do Direto da Mulher, da qual foi presidente durante o segundo período da legislatura 2013/2016.
Com atuação cada vez mais sólida, Irismar foi eleita, em 2014, a 2ª vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil, sendo mentora da criação do Fórum Nacional da Mulher Vereadora da UVB. Em 2016, Irismar foi reeleita pelo povo marabaense para o seu terceiro mandato como vereadora, voltando a ocupar a cadeira da vice-presidência da Câmara. Nessa função, chegou a ocupar a cadeira de prefeita por ocasião da viagem do prefeito Tião Miranda e do presidente da Câmara, Pedro Corrêa.
Logo no primeiro ano da atual legislatura, esteve à frente de audiências públicas voltadas para o atendimento especializado a mulher e para o desenvolvimento socioeconômico de Marabá e região. No ano passado, ela integrou, como secretária, a Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Município de Marabá e do Regimento Interno da Câmara. Para o biênio 2019-2020, Irismar é a segunda vice-presidente da Câmara Municipal.
Texto: Ulisses Pompeu