Semtur: Marabá sedia seminário sobre remapeamento das regiões turísticas
Representantes de 12 municípios da região polo turístico Araguaia-Tocantins participam do Seminário Aprimorando a Gestão Municipal do Turismo Paraense/Oficina de Regionalização do Turismo, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim). O evento promovido pela Secretaria Estadual de Turismo com o apoio da Prefeitura de Marabá teve início na quinta-feira (21) e encerra nesta sexta.
Isis Mourão, conselheira de turismo e assessora da Secretaria Municipal de Turismo, destaca que o objetivo do encontro é tratar sobre o remapeamento das regiões turísticas 2019/2020 do Programa Nacional de Regionalização do Turismo. As orientações para conseguir a inserção dos municípios no Mapa do Turismo e acessar as políticas do Ministério do Turismo, bem como recursos públicos, estão sendo repassadas por técnicos da SETUR.
“O Estado o ano passado conseguiu cadastrar 129 municípios e a pretensão é alcançar mais municípios. Esse encontro é justamente para gente debater a gestão das políticas públicas do setor, fazendo um raio-x das gestões”, ressaltou.
Marabá faz parte do Mapa do Turismo desde 2017, na categoria B (são cinco existentes A, B, C, D e E), e virou referência para outros municípios devido a implementação de todas as políticas públicas exigidas pelo Ministério do Turismo. Dentre os requisitos está a ativação do Conselho Municipal. Para manter a cidade no Mapa, a Semtur se prepara para trabalhar o Cadastur, um programa que visa o cadastramento de todos os serviços turísticos de Marabá.
O Secretário Municipal de Turismo, Ricardo Pugliese, observa para município acessar as políticas públicas do Governo Federal, é preciso ser feito o aprimoramento do que já vem sendo trabalhado. “Vamos trabalhar o nosso Cadastur que é o cadastramento dos equipamentos turísticos sociais, nossos hotéis, nossas agências. Precisamos trabalhar um pouco mais, para que os empresários se preocupem em manter os dados dos seus empreendimentos atualizados, isso é muito importante para o turismo”, enfatizou.
Outro diferencial de Marabá é a visão da Prefeitura em valorizar o setor. Exemplo disso são os pontos turísticos existentes e as construções de novos espaços de lazer. Além disso, o município conta com um calendário turístico atrativo, que inclui festas tradicionais como o Círio de Nazaré, Festejo Junino, Feira Agropecuária e o veraneio. A intenção da Semtur é buscar ao máximo conseguir recursos públicos para investimento no setor baseado no potencial que tem.
O Mapa do Turismo
É um instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo ministério. Entre os critérios estão possuir órgão responsável pela pasta de turismo e comprovar a existência de dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente. O Mapa do Turismo Brasileiro atual é formado por 3.285 municípios que participam da cadeia produtiva do turismo ofertando atrativos, oferecendo serviços complementares ou ainda comercializando produtos naturais e culturais importantes de suas regiões.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos