Cidadania: Procura por cadastro biométrico eleitoral aumenta em Marabá
O Tribunal Regional Eleitoral trabalha em ritmo acelerado para atender todos os eleitores de Marabá que ainda não fizeram o cadastramento biométrico. Além de três postos fixos de atendimento, o TRE está utilizando um ônibus para ações itinerantes nas zonas urbana e rural do município.
De acordo com Francinete Castelo Branco, coordenadora da biometria e chefe do cartório da 23ª zona eleitoral, dos mais de 156 mil eleitores, cerca de 93 mil (58%), já procuraram o serviço para atualização do título eleitoral. “A procura aumentou nos locais em que já estávamos atendendo. E aí o Tribunal mandou a unidade móvel itinerante que possui sete guichês e a gente começou a visitar os bairros. De 35% de cadastros biométricos, pulamos para 58%”, ressaltou.
A coordenadora ainda informa que a tendência é que a procura pelo serviço aumente a cada dia, tanto nas ações itinerantes quanto nos pontos fixos de atendimento. Só no núcleo Cidade Nova, os atendimentos giram em torno de 600 por dia. Já a unidade móvel itinerante do TRE tem capacidade para mais de 500 atendimentos.
O ônibus já visitou a Marabá Pioneira, Morada Nova e, esta semana, encontra-se na Vila Sororó, KM 35, zona rural de Marabá. “Com certeza até o final de abril, se continuar nesse pique, a gente bate a meta que é de 80% de cadastros”, comemora Francinete.
Francisco das Chagas disse que pediu uma liberação no trabalho para atualizar o documento. “Eu não tinha vindo antes por causa do tempo, mas não demorou, foi uns 15 minutos”, afirmou o operário.
Cledson Aguiar só encontrou tempo para atualizar o título eleitoral nesta quinta-feira (21). Ele sabe que poderia enfrentar problemas, caso não fizesse a biometria. “Evitar as consequências, como assumir o concurso público”, destacou o motorista.
Falando nisso, as consequências para quem não cadastrar a biometria vão desde o cancelamento do título até o impedimento de votar, impossibilidade de aquisição de empréstimos, de matrícula em instituição pública, do recebimento de benefícios sociais, além de empecilho em tomar posse ao cargo público, já que o título está vinculado ao CPF.
Os postos de atendimentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 08 às 16 horas. O eleitor deve levar documentos pessoais e comprovante de residência. Na Estação Conhecimento, no núcleo São Felix, os atendimentos vão até o dia 29 de março. No cartório eleitoral, na Folha 16, Nova Marabá, e no posto da Praça São Francisco, bairro Cidade Nova será até o dia 31 de maio. A partir do dia 01 de abril, o TRE passará a atender no shopping Pátio Marabá até o dia 31 de maio.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Hilton Rodrigues