GMM: Grupamentos de Ronda Escolar e com cães promovem palestras de combate às drogas
Começou nesta quinta-feira (21), o ciclo de palestras do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) da Guarda Municipal de Marabá (GMM), na Escola Cristo Rei, no Bairro Jardim União, cujo tema foi “Combate às drogas”. Os alunos ficaram atentos às demonstrações de ações preventivas com o cão Zyah, da raça Pastor Belga Malinois (pronúncia Malinoá), sobre faro, ataque e obediência.
A diretora da Escola “Cristo Rei” Gleide Hartuique aprova as ações da GMM e lembra que ciclo de palestras está dentro do projeto Ordem Unida, gerido pela Guarda Municipal, visa contribuir ao máximo com a formação tanto educacional quanto cidadã dos alunos com idade entre 6 e 14 anos. O evento, direcionada aos alunos do 7º ano, é chamado de papo-cabeça sobre drogas, e segundo Gleide Hartuique, por se tratar de uma escola localizada em área periférica, havia necessidade de abordar o tema.
“Recebemos muitos alunos com várias experiências pra gente. Eles conversam com professores e com a direção, a gente tem um trabalho sistematizado chamado anamnese psicopedagógica clínica, conversamos de maneira clara com eles, eles ficam muito à vontade. Senti que estávamos precisando de uma palestra dessa”, enfatizou.
A Escola “Cristo Rei” tem em torno de 800 alunos divididos em manhã e tarde. Para a diretora, momentos como o da palestra melhoram muito o comportamento dos alunos. “O feedback é de agradecimento pelos pais”, ressalta ela, lembrando que se trata de um trabalho gradual.
PALESTRA
O Guarda Municipal Eduardo de Riz, do Grupamento Canil, foi o palestrante do ciclo. Além de explanar sobre entorpecentes e suas consequências, na ocasião, aconteceu também demonstrações de ações preventivas com o cão Zyah, da raça Pastor Belga Malinois (pronúncia Malinoá), sobre faro, ataque e obediências. Os participantes das demonstrações foram os guardas municipais Alailson da Silva e Diego Presley. Inclusive, Zyah já ganhou prêmio nacional em 2018, na categoria Faro, em Palmas- TO, no Encontro Nacional de Cães Policiais. Além de Zyah, op Grupamento Canil da GM tem os cães Spack (pastor alemão), cão de força, e está em fase de aquisição da cadela Drayka, também da raça Pastor Belga.
Para o guarda Eduardo de Riz, é gratificante iniciar o trabalho na escola que já executam o projeto Ordem Unida. “Tentamos conscientizar os alunos a não utilizar drogas de nenhuma maneira porque a melhor maneira de você não entrar nesse submundo é dizer não, porque se trata de um caminho quase sem volta”, destaca.
A palestra é pensada em uma linguagem mais didática específica para cada faixa etária dos alunos. O estudante Luiz Felipe Paes Resplandes, do 7º ano da Escola Cristo Rei, aprovou à iniciativa. “Isso é muito bom, porque ajuda muito a parar com tráfico de drogas aqui, como o Jardim União é um bairro periférico podem achar muita droga. Gostei da apresentação do cachorro, ele é muito inteligente. Essa parceria da GMM é muito boa”, elogiou.
RONDA ESCOLAR
De acordo com Everton Barreto, comandante da Guarda Municipal, o Grupamento de Ronda Escolar trabalha a questão social nas escolas. “A diretora, alunos e pais abraçaram essa causa do projeto com a GMM. O qual visa a disciplina, hierarquia e respeito as pessoas. Trabalhamos com cães e palestras. Esse projeto vai se estender às outras escolas dentro de nossas limitações”, explica Barreto acrescentando que esse ano as palestras serão intensificadas.
O comandante frisou que o Grupamento com Cães tem alavancado muito bem a imagem da instituição, além da parte repressiva em parceria com outros os órgãos de segurança pública, o canil também tem o lado preventivo, e acima de tudo, o trabalho social, principalmente nas escolas. “Essas palestras têm contribuindo bastante e a criançada aprova. Todos só temos a ganhar, tanto docentes, discentes e a Guarda Municipal”, concluiu.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos