Cidadania: Mais de 30% do eleitorado ainda precisa fazer a biometria obrigatória em Marabá
Nesta semana o ônibus do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está estacionado em frente à Escola Geraldo Veloso, no Bairro Belo Horizonte. A ação itinerante para o cadastramento da biometria obrigatória vai até o sábado (13). O atendimento é feito durante das 08 às 16 horas.
De acordo com Cesarina Menezes, coordenadora da ação em Marabá, o TRE já alcançou 66% do eleitorado até esta segunda-feira, o equivalente a um pouco mais de 100 mil eleitores de todo o município. Ela observa que só na área dos bairros Belo Horizonte e Novo Horizonte, mais de seis mil eleitores ainda não fizeram o cadastramento podem ter o título eleitoral cancelado, caso não se regularizem perante o cartório eleitoral. “Pedimos às pessoas que possam aproveitar as ações, está tranquilo, em menos de 10 minutos as pessoas já saem com o título na mão. A ação itinerante dá essa possibilidade de não ter de enfrentar fila”, ressalta.
Sabendo da obrigatoriedade, seu Antônio Lisboa buscou atendimento na ação. “Eu trabalho e quase não tenho tempo para perder na fila, então, isso é bom”, afirmou o caseiro.
Seu Jonas Machado Junior foi com a esposa. Os dois, que estavam sem tempo para buscar o atendimento, não perderam a oportunidade. “Quando eu soube que estava aqui próximo de casa vim logo, me antecipei. Fo rápido, passei uns 15 minutos só. Eu já estava me preparando pra enfrentar aquela fila, mas quando cheguei aqui deu tudo certo”, disse o entregador.
As pessoas ainda em dívida com o TRE devem procurar o cartório eleitoral até o dia 31 de maio. Em Marabá, além do ônibus itinerante, existem três postos fixos de atendimento: o Fórum eleitoral, na Folha 16, na Nova Marabá; o antigo prédio do cartório na praça São Francisco, no bairro Cidade Nova e, desde a semana passada, no shopping Pátio Marabá, lá o horário de atendimento é diferenciado, conforme esclarece Hugo da Silva, coordenador da biometria no shopping. “O posto tem capacidade de atender 300 pessoas diariamente. Atendemos no horário de 12 às 21 horas, para poder atender quem trabalha e estuda e não tem tempo”, enfatiza Hugo.
Na próxima semana, o atendimento do ônibus deve ser interrompido a partir da quarta-feira, (17), devido feriado da semana santa, retornando na semana seguinte, cujo próximo bairro a ser visitado deve ser o Laranjeiras, mas a agenda ainda não foi confirmada.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Hilton Rodrigues