Sevop: Obras de construção e reforma de 6 quadras esportivas estão em estágio final
Os 508 alunos da Escola Municipal Professora Ida Valmont estão animados com o andamento das obras da quadra poliesportiva da escola que está prestes a ser concluída. O novo espaço conta com estrutura metálica, cobertura e vestiário. É uma conquista da comunidade escolar que aguardava pela conclusão há mais de 3 anos.
Luana Apóstolo, professora de Educação Física, trabalha há sete anos na escola e conta que sempre teve de adaptar as aulas por falta de estrutura adequada para as praticas esportivas com os alunos. Com a conclusão do ginásio agora ela poderá elaborar plano de aulas que sempre quis, contemplando várias modalidades esportivas.
“Durante todo esse tempo eu ficava adaptando as aulas debaixo das árvores e muitas crianças se machucavam, justamente por falta de estrutura adequada para a Educação Física. Então nós estamos muito felizes e torcendo que termine logo essa obra” enfatiza a professora.
A pequena Judhy de 10 anos, estuda o 5º ano do ensino fundamental. Este é o último ano dela na escola, mas expressa felicidade em saber que ainda vai usufruir da benfeitoria na escola.
“Vai ser muito melhor, porque agora nós vamos poder fazer as brincadeiras que antes não fazíamos. Era muito sol e pouco espaço, porque dividíamos a quadra com os meninos” lembra a aluna.
Quem também não vê a hora de estrear o mais novo ambiente da escola é Willian Alves, de 13 anos. “Estou muito feliz porque agora a gente vai brincar na sombra e vai ser bem confortável, sem ficar no sol e pegando poeira. Eu planejo inaugurar ela jogando futebol”, afirma o garoto.
Já o Luan da Silva, faz questão de dar uma olhadinha nas obras constantemente. O pequeno está ansioso para ter aulas de Educação Física no ginásio. “Tá muito legal. Vai ficar muito melhor por causa da sombra e também porque nós estamos debaixo de um negócio mais protegido” observou o aluno.
Além da Escola Ida Valmont, esse tipo de melhoria abrange mais cinco escolas, com quadras esportivas novas. São elas: Maria de Jesus, Teresa de Jesus, Pequeno Pajé, Maria das Graças, e Jonathan Pontes Athias. Nesses casos, as construções, que compreendem piso e cobertura, foram realizadas com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e recursos próprios do município.
De acordo com o engenheiro Rênio Carvalho, as obras estão avançando e algumas escolas já podem utilizar a quadra esportiva, como a da Vila São José que está pronta, sendo que outras seguirão um calendário para serem entregues à comunidade.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio