Defesa Civil: Boletim informativo desta quarta-feira (10)
A Defesa Civil do município vem intensificando as ações de apoio às famílias atingidas pelas cheias dos Rios Tocantins e Itacaiunas. O Plano de Contingência, integrado pela Defesa Civil, Bombeiros, Exército e Secretarias de governo, vem sendo executado para atender a população que mora em áreas de risco. Na manhã desta quarta-feira (10), o nível do rio Tocantins chegou a 10,64m, subiu 10 centímetros em relação à manhã de ontem (09).
Para atender as famílias em áreas alagadas a Defesa Civil disponibilizou 7 caminhões, sendo 4 alugados pela Prefeitura, dois do Exército e um do Corpo de Bombeiros e uma embarcação para uso em áreas onde os caminhões encontram dificuldades de acesso.
Até o momento, 254 famílias foram retiradas de suas casas. 181 estão desalojadas, morando em casas de amigos, familiares ou alugadas pela própria família. Outras 73 famílias estão em abrigos públicos. São 976 pessoas atingidas, entre adultos, crianças, idosas e deficientes.
A Defesa Civil já solicitou a ampliação dos abrigos. No abrigo da Feirinha na Marabá Pioneira serão construídas mais 40 divisórias; na Obra Kolping, no Belo Horizonte serão mais 20 divisórias; no abrigo da Folha 33 mais 20 divisórias; abrigo do Vale do Itacaiunas mais 20 divisórias; e a Colônia Z-30 será ampliada com mais 20 divisórias.
Equipes da Secretaria de Segurança Institucional foram acionadas para dar segurança às famílias que estão nos abrigos. O DMTU fará a organização do trânsito no abrigo da Feirinha na entrada da Marabá Pioneira.
Outras equipes da Secretaria de Obras estão trabalhando na ampliação e cobertura dos abrigos e também no fornecimento de água potável. O Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), também trabalha na limpeza dos espaços e dos banheiros químicos. Enquanto a Defesa Civil monitora o nível do Rio Tocantins.