DMTU: 12 escolas receberam palestras sobre educação no trânsito nesse trimestre
A equipe de Educação para o Trânsito do DMTU – Departamento Municipal de Trânsito e Trasporte Urbano – ministrou palestras nas escolas Anísio Teixeira e Doralice Vieira, no núcleo Cidade Nova, na semana passada, levando conhecimento sobre trânsito e ensinando as crianças acerca da importância do respeito à legislação e por todos aqueles que transitam pelas vias públicas (motorista, motociclista, ciclista e pedestre).
Esse trabalho é parte do esforço para redução de acidentes de trânsito no município, começando pelos mais jovens, considerando que o Brasil é o 5º colocado em acidentes fatais de trânsito no mundo. O que custa aos cofres públicos o equivalente a R$ 36 milhões por mês.
Segundo o coordenador da Educação no trânsito do DMTU, Rogério Matias, no período de fevereiro a meados de abril, as palestras foram efetivas em 12 estabelecimentos escolares, atendo cerca de 1680 estudantes, que recebem orientação sobre segurança no trânsito para crianças e adolescentes, na faixa etária dos cinco aos 17 anos.
A metodologia usada contempla também atividades lúdicas como teatro de fantoches, jogos e pista de trânsito, artes cênicas e dinâmicas de grupo. As universidades públicas do Estado do Pará e Federal do Sul e Sudeste do Pará são parceiras nessa iniciativa, cedendo alunos dos cursos de Saúde Coletiva e Biomedicina, respectivamente.
O DMTU conta ainda com a parceria do Ministério Público do Pará, no projeto denominado “Criança e Adolescente não Dirige”, cuja ênfase é orientar os adolescentes sobre os riscos e as consequências de dirigir sem habilitação. No momento, o atendimento às escolas baseia-se numa lista de prioridades, solitada à Semed – Secretaria Municipal de Educação. No entanto, qualquer estabelecimento de ensino pode oficializar pedido ao DMTU para que as palestras sejam ministradas aos alunos.
Texto: João Batista
Fotos: Divulgação