Educação: Semed e Progem fortalecem ações de diretores de escolas do campo
Com 101 escolas localizadas em uma imensa área da zona rural de Marabá e mais de 10.000 alunos, a Secretaria Municipal de Educação está determinada a fortalecer ainda mais o trabalho dos gestores das referidas unidades, com orientações e contato permanente com eles, quer seja por meio de reuniões presenciais ou até mesmo por redes sociais.
Com esse objetivo, no dia 25 deste mês, a secretária Marilza Leite mobilizou os gestores escolares para uma reunião no auditório da SEMED, a qual contou com a participação da procuradora do município Josiane Krauss Matei. Vários assuntos foram abordados, contribuindo para que os diretores compreendam suas responsabilidades e ajam conforme diretrizes legais.
Merenda e transporte escolar foram discutidos durante a reunião e, em relação a este último, tanto a secretária quanto a procuradora orientaram os educadores em relação à necessidade de estarem vigilantes sobre o trabalho dos condutores do transporte escolar, que têm a missão de conduzir os alunos todos os dias de suas casas para a escola.
Marilza Leite e o secretário adjunto de Educação, Orlando Morais, também dialogaram com os diretores sobre questões estritamente administrativas, como de recursos humanos e de preenchimento de documentação que chega às escolas do campo com certa periodicidade, os quais necessitam ser devolvidos à SEMED dentro do prazo estabelecido.
Em relação à reforma e construção de escolas, Marilza Leite destacou que o prefeito Tião Miranda sabe da necessidade de vários prédios e tem autorizado obras de restauração dentro das condições financeiras do município. “Temos uma lista de prioridades e algumas escolas passam por processo de licitação quando o custo é relativamente alto. Em outros casos, temos uma equipe própria aqui na SEMED, a qual é deslocada para reforma que não requer um volume de recursos elevado para aquisição de materiais”, destacou ela.
A secretária também enfatizou as ações que estão sendo deslanchadas tanto para escolas da cidade e do campo, com o objetivo de melhorar os indicadores do nível de ensino, como IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Queremos prédios com mais qualidade, transporte escolar funcionando adequadamente e a merenda nutritiva e atrativa. Mas tudo isso tem o objetivo de fortalecer a educação em sala de aula e que nossos alunos alcancem o sucesso acadêmico que eles precisam”, destacou Marilza Leite aos diretores.
A diretora de Ensino do Campo da SEMED, Valdirene Nascimento Campos, explica que a reunião já faz parte do cronograma de seu departamento, servindo para repassar informações e encaminhamentos. “Desta vez, explicamos para eles sobre a rescisão do contrato com a empresa que era responsável pelo transporte escolar e a licitação de uma outra, cujo processo inicia nesta segunda-feira, dia 29 de abril”, diz Valdirene.
Texto e Fotos: Ulisses Pompeu