Secult: Expedições literárias compõem programação da Biblioteca Municipal Orlando Lobo
Alunos da Escola Municipal “O Pequeno Príncipe” participaram de uma aula literária diferente com a presença de um guardião da memória
A manhã desta segunda-feira (29) foi de muitas lembranças na Biblioteca Municipal “Orlando Lobo”, que fica na Marabá Pioneira. A programação contemplou excursão escolar e roda de conversa. Tudo começou com as boas-vindas a duas turmas de 8º e 9º ano da Escola Municipal “O Pequeno Príncipe”, dada pela coordenadora da Biblioteca Evilângela Lima. Ela fez um apanhado sobre a origem do prédio, que foi construído em 1931, onde antes funcionava o Mercado Municipal, sobre quem foi o maranhense Orlando Lobo (um dos últimos remanescentes de pilotos que trabalhavam no transporte da safra de castanha pelos rios da região) entre outras curiosidades do prédio, que passou por reformas em 2008.
Na ocasião, mais de 50 alunos participaram da roda de conversa com o guardião da memória José Mendes, de 79 anos. Os alunos escutaram um pouco sobre a história de Marabá. Ele relembrou tempos que as estradas marabaenses eram o Rio Tocantins e respondeu às perguntas feitas pelos alunos, que receberam um diploma ao final da atividade.
“Esse tipo de ação é importante para poder preservar a memória, me refiro não aquela que é oficial, e sim a história de quem viveu na época. Os alunos vivenciando isso é uma forma de multiplicar as lembranças e a certeza que elas não vão morrer. Nossa intenção é produzir um documentário sobre os guardiões da memória. Temos de ter resultados de nossas ações”, argumentou Evilângela Lima, coordenadora da Biblioteca.
Em forma de abraço, a aluna Ketlen Oliveira Dias, ao final da excursão escolar, agradeceu a professora Emilly Coelho pelo dia literário diferente. “São esses momentos que aprendemos mais e ficam registrados para sempre em nossa memória. Nós somos da escola pública, mas temos ótimas oportunidades também”, elogiou ela, que é destaque na escola.
Além da professora Emilly Coelho, de Língua Portuguesa, a excursão literária contou com o apoio da professora Leila Dias da sala de leitura da Escola “O Pequeno Príncipe”.
EXPEDIÇÃO LITERÁRIA
As ações da Biblioteca não param por aí, já que a “Orlando Lobo” é referência em excursões escolares e turismo em Marabá. Em parceria com Fundação Cultural do Pará, a representante da Biblioteca “Orlando Lobo” percorreu os municípios de Redenção e Parauapebas, realizando atividades de contação de histórias e mediação de leitura, com o objetivo de valorizar os escritores regionais (homenagens), além de apresentação de teatro de fantoches. Evilângela participou também de uma roda de conversa sobre bibliotecas públicas, em Parauapebas, com bibliotecários da região e professores.
“Foi uma experiência incrível. A turma do Historiarte participou representando Marabá, Lara Borges e Cintia Rabelo, Charles Souza (tocador) nos ajudaram muito. Foi bom como experiência de vida, mas constatamos que Marabá é um celeiro de contação de histórias e mediação de leitura, pois temos muito a contribuir com toda a região que é carente nessa área”, observou a coordenadora da Biblioteca, que atribui a referência na contação de histórias, ao programa Marabá Leitora, desenvolvido pela Semed (Secretaria Municipal de Educação).