Saúde: Dia D da vacinação contra a gripe imuniza mais de 5 mil pessoas
Ao todo, 40 locais foram disponibilizados para vacinação no município, sendo 37 na zona urbana e outros 3 nas Vilas Itainópolis, Capistrano de Abreu e Vila União.
O Dia D de vacinação da campanha contra a gripe, sábado (4), imunizou no total de 5.078 pessoas das zonas urbana e rural de Marabá, o que corresponde a 25,86% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a cidade. Os Centros de Saúde continuam com as portas abertas para a vacinação contra a gripe, até o próximo dia 31 de maio. A composição da vacina trivalente deste ano, passou por alterações, esta versão não contém em sua formulação o vírus, o que faz com que a pessoa imunizada não manifeste efeitos colaterais.
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), Sabrina Acioly, a meta de vacinados para Marabá é de 56.766 pessoas no período da campanha. Além das Unidades Básicas de Saúde, outros pontos estratégicos móveis foram disponibilizados para vacinação como escolas e associações.
No público-alvo estão incluídas crianças menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos a partir de 60 anos, profissionais da Saúde, professores da rede pública e privada, e ainda policiais militares e civis, bombeiros e membros ativos das forças armadas.
De acordo com Sabrina Acioly, o Ministério da Saúde trabalha a cada dia para uma melhor aceitação da vacina, e para os que têm receio em tomá-la, pelos efeitos colaterais, esta versão passou por formulação, com vírus inativo. “É pouco provável que alguém venha, após tomar a vacina, a ter alguma reação”, garantiu a diretora da Vigilância em Saúde. A SMS recebeu 56 mil doses para atender a população nessa campanha e espera outra remessa de doses da vacina do estado, a fim de alcançar a meta.
Imunizados
O militar Sander Sidivan Lang, levou os filhos Miguel e Murilo de 4 anos, no Posto de Saúde Enfermeira Zezinha, na Folha 23, para tomar a vacina contra a gripe. Ele ressalta o quão significativo é esse ato. “A vacina é importante para imunização, prevenção e, por isso, eu sempre aproveito, trago as crianças para tomar a vacina e aquelas obrigatórias também, de acordo com a faixa etária deles. A gente veio da região sul há pouco tempo, lá tinha mais incidência de gripe, já tínhamos bastante cuidado. Aqui eles não sofrem tanta incidência de gripe, mas continuamos vacinando”, alertou Sander Sidivan.
A gerente do Centro de Saúde Enfermeira Zezinha, Eliana Moreira Brito, no Dia D, estava com toda expectativa para receber a população para vacinação. “Divulgamos, colocamos panfletos e cartazes na frente do Centro. No decorrer da semana avisamos que neste dia ocorreria o Dia D. Em duas escolas próximas temos equipes trabalhando”, informou ela.
Ainda na Nova Marabá, no Centro de Saúde Mariana Morais do Km 7, o idoso Raimundo Nonato Benício Ferreira, 74 anos, acabava de sair da sala de vacinação. “Todos os anos estou vacinando. Uma vez só que tive gripe depois de tomar sempre a vacina. Eu tenho medo de pegar uma virose dessa e ir para o beleleu. Tenho de correr atrás desse benefício. É o que dá resultado e me sinto muito bem”, garantiu o idoso.
Na outra extremidade da cidade, no Posto de Saúde Laranjeiras, a dona de casa Luciana César dos Santos, estava com o filho Ian Levy no colo. Ela não perdeu tempo para imunizar a criança. “É importante vacinar para prevenir, a gente prevenindo já corre o risco de a criança ficar doente. A gripe pode ser perigosa, por isso procuro sempre vaciná-lo”, disse ela.
A campanha de vacinação contra a gripe começou no último dia 17 de abril e vai até o dia 31 de maio. Caso esteja dentro do público-alvo, compareça à Unidade de Saúde mais próxima da sua casa para ser imunizado.
Texto e Fotos: Emily Coelho