Semel: Projeto “Ginástica para Mulheres” ganha mais dois polos
Mais dois polos do Projeto “Ginástica para Mulheres”, da Semel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), foram abertos recentemente. Um localizado na Praça da Juventude, no KM 07, outro na Igreja dos Capuchinhos, no Bairro Belo Horizonte. Atualmente nove polos estão em pleno funcionamento no município contribuindo para incentivo no esporte. O “Ginástica para Mulheres” nasceu para tirar mulheres acima de 30 anos do sedentarismo, auxilia no combate a obesidade e doenças psicossomáticas, como a depressão, pois a prática proporciona interação com outras mulheres.
Na noite de terça-feira (14), mais de 70 mulheres estavam na 4ª aula de ginástica, dança e recreação do projeto. Após a inauguração da Praça da Juventude, no KM 07, o lugar virou sede para o projeto. A professora de Zumba da Semel, Jéssica Costa, ressaltou que o bairro é muito carente, e especificamente a turma da localidade são mulheres obesas e hipertensas.
Antes de serem inseridas no projeto, elas passam por uma bateria de exames periódicos. “São muitas mulheres com a saúde bem debilitada, sedentárias ao extremo. Estamos desenvolvendo um trabalho gradativo por enquanto, para não as fadigar, ou não as fazer desistir. As aulas estão bacanas, a aceitação é ótima, elas [alunas] são fiéis. Acredito que estamos desenvolvendo um bom trabalho”, disse a professora que destacou o aumento pela procura. Segundo ela, cada polo conta com a participação de 70 a 120 mulheres.
A dona de casa Vilma Torcate dos Santos, 52 anos, mora na Folha 29, mas já está apaixonada pelo projeto do Km 7. Sobre os benefícios que a atividade traz, ela só tece elogios. “Com certeza a saúde melhora. Para começar a gente faz novas amizades, o que é muito gostoso. Me sinto muito bem, tenho problemas de saúde, depois que eu entrei no projeto, apesar de pouco tempo, tenho me sentido maravilhosamente bem. Eu dou nota 1.000, porque aqui é tudo de bom”, enalteceu.
Outra que também já é fã de carteirinha do projeto é a dona Dolores Luna Marques, de 55 anos. Ela mora no Bairro Nova Senhora Aparecida. “É muito bom pra gente esse projeto. Esperamos que nunca pare, a saúde é a coisa mais importante da nossa vida. Esse incentivo da prefeitura ajuda quem não pode pagar academia, ou quem quer economizar. A nossa saúde é outra agora, temos alegria, interagimos, as músicas são animadas. Que continue esse projeto para mulheres”, torce.
Além dos dois novos polos, o projeto “Ginástica para Mulheres”, acontece nos seguintes locais: Morada Nova, São Félix, Residenciais Tocantins e Tiradentes, Ginásio da Folha 16, Laranjeiras e Amapá. Interessadas com idade acima dos 30 anos devem procurar a SEMEL, que fica no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16, Nova Marabá.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos