Sevop: Prefeitura e Celpa promovem ação sobre uso racional de energia elétrica
Em mais uma ação do Projeto Social da Grota Criminosa, a Prefeitura de Marabá realizou, nesta sexta-feira (24), a Campanha Ação e Cidadania com foco no uso racional de energia elétrica. Foram realizadas as trocas de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas LEDs mais econômicas. Além de cadastro no programa Tarifa Social Baixa Renda, negociações de débitos e dicas de como economizar.
A ação ocorreu em frente ao colégio Tancredo Neves e foi direcionado para o público das Folhas 23 e 26. Luana Bastos, técnica da Comissão Especial da Grota Criminosa, que faz parte do setor de projetos sociais da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), explica que a ação atendeu pelo menos 200 moradores da região. “Viemos trazer informações que farão diferença para o bolso do cidadão”, afirma.
Maria Antônia de Almeida foi uma das moradoras que levou suas lâmpadas e realizou a troca por uma versão mais econômica, além de se cadastrar para a tarifa de baixa renda. “A ação está ótima, já troquei as lâmpadas. Estão ajeitando a grota e está ficando muito bom. A prefeitura está arrumando as coisas”, comenta Maria. Para realizar o cadastro era necessária apenas levar o talão de energia e cumprir os requisitos necessários.
A ação contou com a colaboração da rede Celpa. Elitania Almeida, do relacionamento com a comunidade da Celpa, explica que ação visa levar o atendimento da empresa até o cliente e não ficar esperando que ele se dirija até ela. “Fizemos vários esclarecimentos, sobre tudo. Principalmente sobre o tarifa Baixa Renda, que as pessoas ainda têm muitas dúvidas e as vezes nem sabem que podem participar”.
Mas o projeto não trata só de economia. Somente durante está sexta-feira (24) também ocorreram, na folha 23, cursos de doces e salgados, oficinas de reciclagem de pneus e curso de depilação. “Nosso objetivo é trazer benefícios, orientação e sensibilidade para que a comunidade dessas folhas tenha mais conhecimento sobre infraestrutura, saúde, educação além de mais qualificação” acrescenta Luana Bastos.
Essas ações fazem parte de um Plano Social que tem funcionado a mais de um ano. O projeto da Grota Criminosa já realizou palestras educativas sobre tabagismo, câncer de mama, saneamento básico, conservação do meio ambiente, conservação do patrimônio público, doenças de veiculação hídrica, liderança comunitária, administrativo, entre outros.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio