Esporte: Domingo de lazer reúne mais de 350 amantes do pedal no 1º Ciclo Country de Marabá
A paixão por pedalar uniu mais de 350 pessoas de 20 cidades diferentes neste domingo (04) em Marabá. Eles participaram do 1º Ciclo Country, evento que mistura ciclismo, turismo e um pouco do ritmo sertanejo. O ponto de largada e chegada foi a Fazenda Eventos, localizada na Rodovia Transamazônica, sentido município de Itupiranga, que começou a receber ciclistas por volta das cinco e meia da manhã.
Entre os participantes, o que não faltava era disposição. O analista de sistemas, Edson Aracaty, veio de Ourilândia do Norte. Ele veio com mais sete amigos da equipe Calangos do Pedal.
“A gente tem muito a agradecer a galera de Marabá que participou do nosso evento, ‘O cidade de pedras’, que todo ano acontece no dia 1º de maio, a gente está correspondendo a gentileza, veio também para conhecer a região, novos ciclistas, novos parceiros e garantir um domingo com lazer e diversão. A organização está top, recebendo bem os ciclistas”, contou.
Dona Eva Lopes, de 43 anos, veio de Curionópolis. Há um ano e meio ela participa de eventos de ciclismo e conta que vida agora é só saúde e calorias a menos.
“Expectativa está muito grande. A sensação é maravilhosa, nos dá prazer e, sem falar que, ainda queima uma gordurinha. Eu me sinto muito bem, minha saúde é 100%.
Depois de tomar um café reforçado para ganhar ainda mais energia, da Fazenda Eventos os ciclistas se aventuraram. Passaram por trechos como a Estrada do rio Preto e PA Tibiriçá. Um total de 40 quilômetros de percurso. Bruno BVN, que é da organização do evento, destaca que a expectativa foi além do esperado.
“Para um primeiro a gente não achava que ia dar essa quantidade de inscrições. A gente ficou muito animado com o potencial do evento na nossa região. Deu uma movimentada na cidade e era isso que a gente queria, esse espírito de aventura, levar o pessoal para se movimentar, viver experiências diferentes na nossa cidade. Nessa modalidade de ciclo turismo não importa tempo, não é uma competição, é um passeio onde o principal é você completar a prova e desfrutar do caminho. A intenção é se divertir”, pontuou.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. O titular da SEMEL, Eloi Ribiero, que prestigiou o evento, ressaltou o quanto a modalidade ciclismo têm crescido no município.
“Esse 1º Ciclo Country sendo na cidade pólo de Marabá para nós é muito importante. A gente vê toda uma estrutura e organização. É muito importante para Marabá sabendo que o pedal é uma modalidade que cresce a todo momento. A prefeitura tem dado apoio a todas as modalidades, incentivando o esporte amador e de modo geral”, disse.
No meio da trilha, o cansaço de muitas subidas e descidas era recompensado pelas belezas naturais. Além disso, a cada oito quilômetros tinha ponto de hidratação. Como o evento não é competitivo, o importante era aproveitar. Cerca de duas horas da largada, já começavam a chegar atletas na Fazenda Eventos. Welisson do Nascimento Sabino, de 20 anos, de São Pedro da Água Branca do Maranhão, foi o primeiro.
“É uma sensação única chegar em primeiro, não tem segredo basta treinar, apesar de que não tenho muito tempo, quando dá tempo eu pedalo. A trilha foi muito top, gostei bastante. Teve muitas subidas de tirar o fôlego. Muito bom, bem organizado, nota 10”, elogiou.
Seu Antônio Alex, de 43 anos, de São Domingos do Araguaia, conhecido como Índio Fumaça, foi o terceiro a chegar. Pedalando desde 2013, ele conta que só consegue essa marca pelo estilo de vida saudável.
“Eu não fumo e não bebo, durmo cedo e me alimenta bem. Eu ainda errei o caminho, mas conseguiu alcançar. A marcação foi 10, a errada foi minha, voltei e acompanhei os caras. A sensação de participar é top, igual essa ainda não vi, tá 10. Quem ainda não pedala, tem que comprar uma bike, tem que vir, próximo ano tem mais”, afirmou.
E seu Antônio, ou melhor, Índio Fumaça, tem razão, se depender da organização e da Prefeitura ano que vem tem mais Ciclo Country deixou claro esclarece Bruno VPN. “Vai ter sim outros anos, a expectativa foi superada”.
Todos os ciclistas ganharam medalha de participação e, ao final, aproveitaram um churrasco ao som do cantor Júlio César.
Texto: Kélia Santos
Fotos: Paulo Sérgio e Hilton Rodrigues