Assistência Social: Equipes volantes atualizam Cadastro Único de famílias
As equipes volantes estarão nos bairros da Independência, no residencial Tiradentes e também no residencial Tocantins, no Bairro de São Félix.
Mais de 38 mil famílias devem atualizar as informações junto ao Cadastro Único para não ter seu benefício suspenso ou cancelado definitivamente. A atualização cadastral das famílias é trabalho contínuo e indispensável realizado pelo programa Bolsa Família no campo e na cidade.
A coordenadora do Comitê Bolsa Família em Marabá, Benezilda Pereira Lima, orienta que as famílias precisam atualizar as informações num prazo de dois em dois anos. Segundo ela, hoje são 38.019 famílias no Cadastro Único, sendo 15.730 beneficiárias do Bolsa Família, com uma média de R$ 155,88 (cento e cinquenta reais e oitenta e oito centavos) por família.
“Nós já atingimos 83% da taxa de atualização cadastral, mas ainda estamos abaixo da média nacional que é de 86%. Nos próximos dias estaremos com equipes volantes nos bairros da independência, no residencial Tiradentes e também no residencial Tocantins no bairro de São Félix”, informa a coordenadora do Comitê Bolsa Família.
A coordenação prevê ainda o deslocamento de uma equipe para a zona rural do município. Segundo Benezilda a equipe irá atender as famílias da região do Tapirapé-Aquiri, P.A Cupú, vila 3 Poderes e vila Josinópolis. Segundo ela, são regiões mais distantes do centro da cidade e há dificuldade das famílias se deslocarem até a sede do Bolsa Família em Marabá. “Em sua maioria, são famílias carentes que precisam muito desse auxílio financeiro”, explica.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio