Cidadania: Cursos de doces e salgados capacitam mulheres do entorno da obra Macrodrenagem da Grota Criminosa
Finaliza nesta terça-feira (18), o Curso Profissionalizante de Doces e Salgados, ofertado pelo Projeto de Trabalho Social (PTS) da obra de construção da Macrodrenagem e Urbanização da Grota Criminosa. São 20 mulheres moradoras das Folhas 23 e 26, próximas à obra, que participam do curso de 100 horas. Na ocasião, serão entregues certificados e ainda um kit para que deem o pontapé inicial aos trabalhos.
Diana Oliveira, coordenadora do Projeto de Trabalho Social, lembrou que o curso teve início em 22 de abril com aulas três vezes por semana, segundas, terças e sextas-feiras, com duração de quatro horas. “As participantes estão aprendendo a fazer desde o pãozinho simples, a uma cobertura sofisticada. Todos os nossos cursos, inclusive de depilação, reciclagem de pneu, assim como doces e salgados e outros, os participantes saem daqui com material, ou seja, com kit para iniciar seu próprio negócio”, ressalta.
A coordenadora do PTS esclarece que objetivo é que as mulheres, ao invés de sair para trabalhar fora de casa, uma vez que muitas não têm com quem deixar os filhos, são capacitadas para ganhar o sustento na própria residência.
O curso foi ministrado pela confeiteira Maria Cristina Rodrigues que aprovou a receptividade e participação das mulheres. “Elas estão bem animadas. Já tem gente fazendo o que aprendeu e postando nos grupos, Dia das mães, namorados e outras datas. A gente fica satisfeita em ver que elas estão aprendendo e fazendo. Tem duas participantes até pensando em abrir um negócio. O dia que percebi elas mais empolgadas foi o dia que fizemos trufas, porque todo mundo gosta de chocolate”, destaca a confeiteira que relembrou os trabalhos já feitos de maçã do amor, pizza, coxinha, massas de panqueca, lasanha, entre outras guloseimas.
Reginaldo Carvalho, conhecido como Regis, coordenador do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) da Nova Marabá, estava presente ao curso de doces e salgados firmando parceria. “O Cras é responsável por todos os cadastros do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família). Nós estamos aqui para falar dos direitos que eles têm à Assistência Social, no caso o CadÚnico, e ter os atendimentos oriundos da Assistência Social. Estamos estreitando as parcerias para que todos saiam encaminhados e com todos os seus atendimentos que são providos aqui e da Assistência Social”, diz Regis.
A participante do Curso de Doces e Salgados Zelina Lima Neta, de 47 anos, é moradora da Folha 23. Ela adorou a oportunidade de se profissionalizar. “Não teve coisa melhor para minha vida, eu gosto de mexer nessa área, então o curso veio só me ajudar, me profissionalizar pra eu ter uma nova renda dentro de casa, porque vou poder fazer doces e salgados, pegando encomendas sem precisar me locomover. Já vou sair daqui com o kit”, enaltece ela, que além do curso também elogiou o entrosamento com as amigas.
Além de cursos profissionalizantes, a empresa licitada para a obra de macrodrenagem urbana da grota criminosa, Sawaki Consultoria, realiza ainda por meio do PTS, para os moradores do entorno, palestras, lazer e outras atividades.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos