Secult: Começa em grande estilo o 34º Festejo Junino em Marabá
Milhares de pessoas compareceram à abertura oficial do 34º Festejo Junino de Marabá, no complexo poliesportivo do Bairro Santa Rosa, na noite deste sábado (22). Um arrastão com praticamente todas as juninas do grupo A e B, mais os bois-bumbás Flor do Campo, Brilho da Noite e Treme Terra percorreu toda Orla Sebastião Miranda até a arena. O ponto de concentração foi a Praça Duque de Caxias. Logo na chegada, queima de fogos para as juninas e grupos folclóricos. O festejo é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A entrada é gratuita.
A mensagem de abertura oficial da festividade junina ficou por conta do prefeito Tião Miranda. O gestor desejou que a melhor quadrilha vença e falou da tradição que é o Festejo Junino em toda região. Tião declarou-se apaixonado pelo evento, bem como toda população.
“É a festa popular mais importante para a cidade. O Festejo Junino é o melhor do Pará e talvez do Brasil. A gente fica muito feliz em ver a multidão brincando, da criança ao jovem, ao adulto, todo mundo participando. Cada ano está crescendo mais e ficando melhor. É cultura local e já virou tradição”, enfatizou Tião Miranda.
O secretário municipal de Cultura, José Scherer, classificou o arrastão como um sucesso, o melhor dos últimos anos, com direito a queima de fogos. Segundo ele, a Secult devolve à população investimento na área da cultura e economia, através da Praça de Alimentação, que da oportunidade para cerca de 50 ambulantes trabalharem durante o Festejo Junino.
“Percebo crianças, jovens e adultos que vão para a arena, uma emoção sem tamanho vendo a arquibancada lotada e pessoas aplaudindo. É algo inédito para o coração, para aquele que está se apresentando na arena. Estamos proporcionando isso para a população da nossa cidade e para os que vem de fora”, destacou Scherer, acrescentando que a estrutura está toda montada, além da Praça de Alimentação com shows regionais. Está tudo perfeito. Falta você (que nos lê) vir e aplaudir”, convidou ele.
Uma das Juninas que participou do Arrastão foi a Fogo no Rabo. Carlos Jociel, um dos diretores desta quadrilha, pertencente ao Grupo A, afirmou que o Arrastão sempre é um começo muito bom, cheio de alegria, além de ser a integração de todos os grupos. “Sempre a expectativa é muito alta sobre o festejo de Marabá. A Fogo no Rabo trabalhou muito intenso nos últimos 60 dias, para que saísse um trabalho muito bonito”, ressaltou Carlos Jociel.
O tema deste ano da Junina Fogo no Rabo é o “Amor pelo São João, não importa a ocasião”. O figurino foi inspirado também no amor pelo santo, na alegria, cores fortes e bem coloridas.
A Junina “Amor Perfeito” do também Grupo A, marcou presença também no Arrastão Cultural. Bruno Martins, coordenador da Amor Perfeito, destacou que a expectativa está muito boa para o Festival, com coração a mil e convidou a população para vir prestigiar a celebração.
O corpo coreógrafo da quadrilha “Amor Perfeito” pertence à Marabá Pioneira. São 20 pares dançantes e 11 anos de existência, com cinco títulos municipais. “Amor Perfeito” destaca as profecias sertanejas como tema para concorrer ao certame 2019, o qual retrata o povo nordestino sertanejo que tanto sofre e não desiste. O figurino da Amor Perfeito foi inspirado no sertão brasileiro assinado pelo estilista Gilson Vasconcelos. “Estamos correndo atrás de mais esse título este ano, com expectativa a mil. Vamos aproveitar o espaço para convidar a população para prestigiar a Quadrilha Amor Perfeito na próxima quarta-feira (26)”, chamou Bruno Martins.
A animação ficou por conta dos Djs Kadson e Warlen Miojo e show com Beto Lima, na Praça de Alimentação até às 3 horas.
O leitor acompanha a programação do Festejo Junino, que segue até o próximo sábado, 29.