Cultura: Vermelhando a arena, Explode Coração é a grande campeã do 34º Festejo Junino
Com a arena completamente lotada, a grande final do 34º Festejo Junino de Marabá foi repleta de emoções. Entre lágrimas e sorrisos, a Explode Coração pintou Marabá de vermelho para se despedir dos festejos com o título municipal de 2019. Muito aplaudida, a junina levantou o público com músicas autorais e muita alegria.
A campeã apresentou o tema “Vermelhou, na Batida do Meu Coração”, uma homenagem a sua própria despedida. O enredo contou a história de Rosalinda, uma daltônica que busca enxergar a cor que tanto a fascina, enquanto sofre represálias de seu pai por se apaixonar por Florêncio, um jardineiro que possui os olhos vermelhos. Ao longo da apresentação, em vários momentos a música era retirada para que os quadrilheiros e o público cantassem à capela.
O presidente da Explode Coração, Claúdio Yaguara, destacou a emoção da conquista. “O espetáculo que fizemos aqui hoje foi de vontade e de raça. Marabá ganha. É resultado de um trabalho, de todos os componentes da staff, de quem canta, dança, produz, planeja. Parabéns a toda família Explode Coração. A cidade ficará alguns dias falando desse espetáculo que fizemos”, celebra.
Dois momentos mereceram um destaque especial na apresentação, o primeiro é quando o vestido da noiva, interpretada por Kemilly Santana, muda de cor no meio da arena, indo de branco para vermelho. O segundo foi a apresentação da rainha Iara Lopes, atual campeã nacional, que contou com música autoral e foi muito celebrada tanto pela junina quanto pelo público presente.
“Só felicidades, estamos encerrando um ciclo hoje como campeões do festejo. Tricampeã rainha, tricampeã do festejo e de Noiva. Não precisamos mais de nada, só agradecer a Deus”, comenta Yara Lopes. Apesar de ter se consagrado novamente como Rainha do Festejo de Marabá, ela é taxativa sobre seu futuro. “A vida inteira só dancei na Explode, não me vejo dançando em outra quadrilha. Por enquanto sentimento é que eu paro junto”, contou.
Em segundo lugar ficou a junina Fogo no Rabo. Com muitos gritos da torcida e com um belo figurino, a quadrilha apresentou o tema “Por amor a São João, não importa a ocasião” e fez um tributo ao próprio São João e as dificuldades que os quadrilheiros passam.
“Você não tem noção do quanto eu estou feliz. Esse prêmio é um titulo para gente. Disputar com as melhores quadrilhas do Pará não é para qualquer um. A gente avançou muito nessa reta final. Só tenho agradecer a todos que colaboraram e contribuíram. estou muito feliz, muito emocionado”, frisou Ademar Gomes Dias, coordenador da Fogo Rabo.
A última noite de festejo
A noite de sábado (29) começou com a apresentação do Grupo de Tradição Popular Mayraba, que comemorava 25 anos, seguido de uma apresentação especial da quadrilha mirim Gigantes do Norte. Logo após, o público que compareceu a 8ª noite do festejo, acompanhou a apresentação das seis finalistas do Grupo A.
Na abertura da competição a Junina Fuá da Conceição levou a fé cristã para a arena. Com o tema “Salve Rainha, Tradição e Devoção do Meu São João”, a Fuá fez uma bela apresentação repleta de elementos religiosos e referências ao Imaculado Coração de Maria. O figurino foi predominante branco e vermelho, representando a misericórdia da água e sangue de Cristo.
A segunda Junina a se apresentar, a Splendor Junino, buscou trazer a magia da 7º arte para a apresentação, que foi repleta de personagens famosos do cinema como Jack Sparrow, Chapeleiro Maluco, Branca de Neve, Carmen Miranda, Charles Chaplin, entre outros. O ápice aconteceu quando uma Marilyn Monroe, com um vestido gigante, reproduziu a famosa cena do clássico O Pecado mora ao lado, de 1955.
A terceira apresentação ficou por conta da Junina Amor Perfeito. Com o tema “Profecias Sertanejas”, a quadrilha buscou retratar a difícil vida do sertanejo que está sempre a espera da chuva. A história retratou a vida de Maria, uma moça que esperou 10 anos por uma promessa de casamento, enquanto seu noivo, “João de barro”, aguardava a chuva como sinal da natureza para abençoar o casório.
A quarta apresentação foi da Fogo no Rabo e a quinta apresentação foi da campeã, Explode Coração.
A responsabilidade de encerrar o 34º festejo Junino foi da Junina Sorriso do Sertão, que havia ficado em primeiro nas qualificatórias. Com o tema “Forro, Xote, Baião e o cheiro de Karolina exalando no salão”, a quadrilha conseguiu segurar o público que permaneceu até o fim da apresentação. A junina contou a história do casamento de “Karolina com K”. A apresentação mostrou momentos inusitados como a presença de armas de brinquedo na mão do rei e rainha, que também era uma delegada.
A noite também premiou os melhores casais de noivos, rainha e marcador. O título de rainha ficou divido entre Yara Lopes da Explode Coração e Joyce Azevedo da Sorriso do Sertão. “É muita emoção ter a honra de representar a minha quadrilha Sorriso do Sertão como rainha, estou muito feliz com essa vitória”, conclui Joyce Azevedo.
Os melhores marcadores foram Cleyton de Sousa da Fogo no Rabo e Claudio Roberto da Explode Coração. O título de noivos ficou dividido entre quatro juninas: Fogo no Rabo, com Israel Neto e Raquel Dias; Explode Coração, com Leonnan Macias e Kemily Santana; Sorriso do Sertão, com Donny Mendes e Taynna Souza; e Splendor Junino, com Fernando Carvalho e Ramily Azevedo.
Classificação Final
Explode Coração 59,90 pontos
Fogo no Rabo 59,50 pontos
Sorriso do Sertão 59,30 pontos
Amor Perfeito 59,70
Fuá da Conceição 57,70 pontos
Splendor Junino 57,30 pontos
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes