Seaspac: Equipe multidisciplinar cuida de 18 idosos no Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues
Uma equipe multidisciplinar cuida de 18 idosos na faixa etária dos 60 aos 85 anos, no Centro Integrado da Pessoa Idosa “Antônio Rodrigues”, espaço de acolhimento mantido pela Prefeitura de Marabá, oferecendo-lhes serviços de saúde, educação, lazer e tudo que possa contribuir para o bem-estar desse grupo.
Segundo a assistente social Onete Silva, coordenador da Casa do Idoso, como também é chamado aquele abrigo, no tange à saúde, quinzenalmente a Secretaria Municipal de Saúde envia um médico para avaliar os abrigados e, junto com esse médico, também uma nutricionista para avaliar e orientar quanto à alimentação.
Nesse ínterim, quando necessário, essas pessoas são atendidas na rede pública de saúde nas unidades básicas de saúde e Centro de Atendimento Psicossocial, alguns medicamentos são doados pelo SUS, os demais são comprados com recurso dos próprios internos.
No que se refere ao atendimento psicossocial, acontece uma primeira abordagem, geralmente na rua, feita por pessoal do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) ou de um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), que posteriormente faz o acompanhamento desses abrigados.A respeito do lazer dessas pessoas, a equipe do abrigo tem todo um planejamento com roda de conversas, alfabetização (a maioria é analfabeta), atividades físicas, como caminhada e natação. Além disso, toda quinta-feira, o ônibus da Seaspac é disponibilizado para que os cuidadores e educador físico faça um tour pela cidade. E ainda, o Clube do Livro da Biblioteca Municipal “Orlando Lobo”, periodicamente, promove leitura e escuta para e com os idosos.
Uma parte, cerca da metade desses idosos, tem BPC – Benefício de Prestação Continuada, equivalente a um salário mínimo, pago pela Previdência Social. Para os demais está sendo providenciada documentação para solicitação do benefício. “Esse dinheiro, muito importante, é empregado na compra de roupas e medicamentos, inclusive é rateado para comprar também para aqueles que não têm renda”.
Texto: João Batista
Fotos: Paulo Sérgio