FCCM: Mais de 360 crianças participam da 3º colônia de férias da Casa da Cultura
Mais de 360 crianças, com faixa etária entre 5 e 14 anos, participaram da 3º Colônia de Férias da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel),Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC) e Secretaria de Educação (SEMED). Foram realizadas diversas atividades de recreação entre jogos e brincadeiras, além de visitas ao Parque Zoobotânico de Marabá, SESC, Praça da Juventude e ao Ginásio Poliesportivo.
A colônia começou no dia 1º de julho e encerrou nesta sexta-feira, dia 05. Ao todo, o número de crianças já sextuplicou em comparação a primeira edição e mais do que duplicou em relação ao ano passado. A primeira edição, em 2016, contou com 60 crianças. Em 2017, foram 150 inscritos. A coordenadora da Colônia de Férias da FCCM, Patrícia Padilha, explica que “Muitas crianças não disponibilizam de espaço para brincar. Aqui eles participam de muitas atividades, não ficam só no celular. Há todo um envolvimento da comunidade. Por isso cada ano a procura é maior”.
A presidente da FCCM, Vanda Américo, destaca que praticamente todas as crianças participantes são de escola pública. “Atendemos a comunidade de periferia. Crianças que não tem essa oportunidade de viajar. Absorvemos crianças das nossas extensões no Amapá, Morada Nova, etc. Tem crianças de todos os núcleos da cidade aqui. A gente divide algumas vagas para as extensões e depois abre para comunidade”, explica. Ao todo são reservadas 70 vagas para a Escola de Música Maestro Moises Araújo da FCCM. As outras vagas são abertas a todos interessados.
Entre as várias atividades realizadas pelas crianças estão o ping-pong, futebol, dança, bambolê, queimada, caça ao tesouro, pula corda, rapel, tirolesa e atividades culinárias. Além disso, foi montada uma estrutura na própria FCCM, com o pessoal dos Desbravadores da Igreja Adventista, aonde as crianças puderam brincar de tirolesa e rapel. “Utilizamos o Ginásio para praticarmos esporte. A brinquedoteca do SESC para atividades lúdicas. A estrutura da igreja serviu para fazermos atividades para trabalhar a motricidade das crianças”, sublinha.
Ao todo a equipe conta com 50 monitores da própria Fundação, além de voluntários entre pais e alunos das faculdades e escolas da cidade. “Já é meu segundo ano como voluntária aqui da Casa da Cultura na Colônia de Férias. É muito interessante tanto para gente, que aprende com as crianças, quanto para elas. São feitas várias brincadeiras. Nós e as crianças nos divertimos muito”, ressalta a aluna do 2º ano da Escola Pequeno Príncipe, Luana Stefany
A estudante, Nayra Jamylle, 12 anos, destaca que o passeio ao Jardim Zoobotânico foi a sua parte favorita da colônia. “Projeto bem interessante, gostei muito dos passeios e brincadeiras. Eu estou amando. É a minha primeira vez que venho e pretendo participar ano que vem se deus quiser”, conta. Os passeios foram realizados através de dois ônibus cedidos pela SEMED e um micro-ônibus da própria Fundação.
O pequeno Cristian Jordan Santana de Brito, de 8 anos, já preferiu as brincadeiras realizadas. “Gostei muito, eu joguei ping-pong, futebol, Uno, brinquei bastante. É a primeira vez que participo”, conta.
As atividades ocorreram no período da manhã, das 8h às 12h. As crianças também receberam lanche durante a manhã. “Fizemos até uma atividade com os mais novos aonde eles preparam seus próprios lanches, cortando frutas para fazerem sua saladinha. Isso estimula a criança a ter uma alimentação saudável”, relembra Patrícia Padilha.
Texto: Osvaldo Henriques Maia
Fotos: Paulo Sérgio e Divulgação