Saúde: Novos médicos ampliam atendimento do Programa Estratégia Saúde da Família
Os nove médicos que começaram a atuar este mês, em Marabá, pelo Programa Mais Médicos, promoveram um acréscimo de 192 consultas realizadas por dia no município, totalizando 769 por semana. Além disso são mais 72 visitas semanais realizadas nas residências de pacientes através do programa Estratégia Saúde da Família. A informação foi repassada pela coordenadora do Estratégia Saúde na Família e do Mais Médicos Elouise Cristina.
Ao todo Marabá teve direito a mais 10 vagas do programa, mas um dos médicos desistiu, vaga a ser preenchida na 2ª chamada, que ainda não possui edital aberto. Cada médico do programa atende no mínimo 20 pessoas diariamente, quatro dias por semana e realiza oito visitas nas casas dos pacientes.
Os médicos foram divididos entre os Centros de Saúde Pedro Cavalcante, com dois profissionais, e nas Unidades básicas Hiroshi Matsuda, Demósthenes Azevedo, Carlos Barreto, Enfermeira Zezinha, do bairro Liberdade, USB José Manuel da Conceição e no Centro de Saúde Capistrano de Abreu, com um médico para cada.
A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Monica Borchart, conta que foram realizadas reuniões com os médicos na semana passada. “Isso é extremamente importante, são nove médicos a mais que vieram somar na estrutura do município. Desafogar a grande demanda que a cidade tem na área de saúde. E eles tem feito uma boa adaptação”, ressalta.
O médico, Fernando Azevedo, escalado para a UBS Hiroshi Matsuda, frisa a importância de ações como essa do DAB. “A atenção primária é uma medida que aproxima o profissional de saúde, a equipe e a população. Dessa forma podemos conhecer qual a realidade dos pacientes e tratar medidas mais direcionadas, para que ocorra uma melhora na questão de saúde e na questão social”, pontua.
A médica Josefina de Palma, que veio de Bauru, São Paulo, para trabalhar na UBS Demósthenes Azevedo conta que está surpresa com o que encontrou aqui. “Fiquei admirada com toda unidade. Equipes, pacientes e organização. A estrutura está muito boa e contamos com respaldo para solicitar recursos”, elogia.
Ao todo Marabá conta com 19 médicos do Mais Médicos que fazem parte do programa Estratégia Saúde da Família, que realiza visitas na casa dos pacientes para conhecer melhor a comunidade local. A diretora da UBS Demósthenes Azevedo, Rosangela Moreira Martins, conta que esse é o principal benefício da chegada do novo médico ao posto. “Os outros médicos fazem até 16 atendimentos por dia. Os do Mais Médicos são no mínimo 20 e ainda realizam as visitas residências. Esse é o maior avanço que a gente vê, a diferença que faz na vida daqueles pacientes que não podem vir ao postinho”, comenta.
Grávida de 5 meses, Ana Magna está fazendo todo o pré-natal no postinho. Ela conta que sempre realizou todas as consultas na UBS. “Somos atendidos rápidos. Me atendem sempre muito bem. Agora tem essa nova doutora que veio somar ainda mais. Não tenho do que reclamar”, completa.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos